Abilio Diniz
O voto é a principal ferramenta da democracia que nós, cidadãos, dispomos para a construção de um País melhor, com menos desigualdades e mais oportunidades. No entanto, para que isso ocorra é essencial conhecer os candidatos, o que pensam e como pretendem conduzir os rumos do Brasil. A partir da informação e do conhecimento, cada um dos eleitores deve analisar comparar e, finalmente, fazer suas escolhas.
Tenho dito isso e ressaltado a importância do voto, especialmente para os jovens. É fundamental que os brasileiros se interessem, conheçam e possam, por meio do voto, ter uma postura ativa e consciente frente aos desafios e caminhos que o Brasil irá seguir. Para isso não podemos ter pré-conceitos. Ao contrário, devemos construir nossos conceitos com base no conhecimento.
Hoje, Geyze Diniz, minha mulher, receberá um grupo de mulheres para conhecer melhor a candidata à presidência, Dilma Rousseff, suas propostas, objetivos e metas. As pessoas que leram o meu livro e, mais recentemente, os jovens alunos do curso de Liderança que desenvolvi com a Fundação Getulio Vargas (FGV), sabem que não procuro ensinar, mas estimular a reflexão por meio da discussão de ideias que ajudem as pessoas a pensar e decidir sobre suas escolhas.
É desse modo que espero, em outubro, que os eleitores brasileiros compareçam às urnas. Mais conscientes da sua responsabilidade e que o resultado das eleições revele, além da vontade soberana do povo, sua capacidade de analisar e escolher o que de fato, em sua opinião, irá fazer a diferença e possibilitar que o Brasil siga em um caminho do crescimento sustentado.