Abilio Diniz
Após 15 aulas muito produtivas, hoje ocorre o encerramento da primeira turma do curso de Liderança que desenvolvi com a Fundação Getulio Vargas. Por várias vezes, desde que me formei pela FGV, há cerca de cinqüenta anos, sempre me encontro nos corredores da Fundação, seja ministrando palestras, seja em reencontros com antigos colegas. Nestas oportunidades já sentia o pulsar da Escola onde iniciei os contornos de minha vida profissional, me deparando, vez ou outra, com a ideia de voltar à sala de aula e, a partir de minha experiência, contribuir com a formação dos jovens.
Essa vontade, cada vez mais fortalecida ao longo dos últimos anos, evoluiu para uma parceria recente com a Escola de Administração de Empresas da FGV e para sua materialização, com a implantação do curso de Liderança no formato dos PECs (Programa de Educação Continuada), com foco na área de Liderança. A escolha desse tema partiu da constatação de que os jovens carecem, cada dia mais, de referências que os ajudem a entender as responsabilidades de um líder.
Não acredito que a liderança é exclusiva de alguns poucos indivíduos. Entendo que ser líder é consequência de uma escolha e da prática de atitudes decorrentes do conhecimento e do exercício de valores como forma de contribuir com o desenvolvimento das pessoas e da sociedade. É ai que reside a proposta das aulas.
Todo curso é baseado e ilustrado com cases empresariais, histórias de vida e exemplos de superação. Acredito que ao retratar minhas experiências, ajudo a estimular os alunos a refletirem sobre seus caminhos, responsabilidades e a maneira de fazer as coisas. Com o início e o andamento das aulas esse propósito ficou ainda mais evidente, assim como a certeza de que é preciso avançar nesse projeto e aprimorá-lo, a partir dos fatos e valores que interessam a esses jovens e também as ferramentas que podem lhes ser úteis.
Durante as três aulas que tive o prazer de ministrar, percebi oportunidades e interesse por parte dos alunos nesses conteúdos. Ao mesmo tempo, pude constatar como é proveitosa a interação com os demais professores, fato que confere uma dinâmica diferenciada ao programa de aulas. Essa estratégia fez com que os alunos extraíssem, então, algumas experiências que lhes servirão não apenas para a expertise profissional, mas para a vida como um todo.
E assim encerramos esse primeiro ciclo. De todo modo e como tudo em minha vida, o tempo e a experiência me permitiram avaliar os resultados do que construí e me moveram a melhorar sempre. É nisso que estou trabalhando agora e sempre com o propósito de ser hoje melhor do que ontem e amanhã, melhor do que hoje.