• pt-br
  • en
  • fr

    Tags:        7 -    Comentários

Fernanda Viola

“A minha maior força é Deus”. Espiritualidade/fé é um dos pilares seguidos por Abilio Diniz em busca de uma vida em equilíbrio.  Segundo o empresário, durante inúmeros momentos em que se viu em meio a problemas, nunca se sentiu totalmente só ou desamparado. “Sempre tive a certeza de estar partilhando as dificuldades com Deus”, afirma o empresário.

Muitas pessoas como Abilio, buscam na fé um meio de se equilibrarem espiritualmente. Mas segundo a diretora-psicóloga do Núcleo Brasileiro de Desenvolvimento Humano, Pepita Rovira este comportamento pode ser acentuado em momentos extremos. “Diversos autores da psicanálise defendem que o ser humano já nasce com uma pré-disposição a buscar este tipo de apoio durante a vida. Isso porque, todos nós temos a necessidade de aprovação, afeto e compreensão, e uma alternativa está nas figuras que representam a fé”, explica Pepita.

De acordo com a especialista, a fé é um apoio sólido da esperança, no qual as pessoas crêem que tudo dará certo. Desta maneira, nas situações nas quais não temos o controle – alguém próximo com problema de saúde, morte, etc – rezamos para um final feliz, buscando na espirituliadade uma solução.

Outro ponto importante da busca da fé em momentos extremos envolve o sentimento de culpa e o medo. Muitas vezes, para tentar reduzir essas duas sensações, as pessoas procuram na espiritulidade uma maneira de redenção. Foi o que aconteceu com a jornalista Rachel Grossman, há cinco anos, quando sua mãe faleceu em decorrência de problemas relacionados à esclerose múltipla.

 “Quando ela faleceu eu já tinha consciência que enfrentaria um longo período de luto, mas imaginei que evitaria algumas fases deste processo.” Porém, com o tempo, Rachel percebeu que era impossível. “Tive que passar pelas fases de culpa e negação para só depois começar a refletir sobre o ocorrido e aceitá-lo.” E neste processo, a espiritualidade foi essencial para a jornalista. “Só ela conseguia me trazer as respostas para me sentir mais reconfortada”.

Pepita entende que emocionalmente as pessoas tem medo de serem punidas por algo ou alguém e que conviver com esse sentimento é muito complexo. “Para se remidirem, os indivíduos buscam se aproximar da fé. De certa maneira, a fé, educa o homem, principalmente, na vida social”, finaliza.

7 Comentários
  • veronica Ferreira

    9 de agosto de 2015 às 20:39

    Mto bom os videos inteligente; vou colocar alguns exemplos em prática!

  • Davidson Menezes

    21 de agosto de 2015 às 18:23

  • Itamar Zumbano

    21 de agosto de 2015 às 19:28

    Prezado Abilio Diniz
    Boa noite

    Compartilho que a FÉ seja um combustível dioturno para mantermos o equilíbrio emocional, para que possamos utilizar com sabedoria o racional.
    Pedir nos momentos difíceis e agradecer nos momentos fáceis deve ser um hábito contínuo também.
    Ao longo de minha jornada, tenho me inspirado em sua liderança.
    Aprendi bastante com seu livro, Caminhos e Escolhas.
    Por me inspirar em vc, tive uma idéia que irá revolucionar as vendas no varejo.
    Por favor, entre em contato, não custará nada a nossa conversa, mas se gostar da idéia, vamos negociar.
    Forte abraço
    Itamar Zumbano
    (19) 9 9256-1048

  • Elisonete Pereira de Sousa

    21 de agosto de 2015 às 21:53

    Eu estava muita chateada com meus dois irmãos mais novos e com minha mãe, motivo que acredito não ser relevante comentar, liguei o computador e fiquei lendo notícias não muito boas que me deixaram mais desanimada, enfim me deparei com essa mensagem de fé em momentos extremos. Não vou falar que estou 100%, porém estou bem mais animada e pensando e acender a chama da minha fé que está adormecida.

  • dorival junior

    7 de outubro de 2015 às 00:59

    a fé, se voce tiver fé com certeza sua vida sera mais calma objetiva e chegara onde voce quer chegar em segurança. o nosso cerebro é formado por vontade , sentimento e inteligencia , a midia sabe disso e acaba bonbardeando a nossa mente motivando a tomarmos decisõe movidas pela vontade, acabamos consumindo o que não precisamos , gastando alem da conta, tomando decisões baseadas em impulso emoções e paxiões e muitas das vezes acabamos quebrando a cara,, depois nos arrependemos mais ai ja é tarde o estrago ja esta feito. a nossa mente a maior parte dela esta totalmente ligada ao passado, dores frustrações experiencias estudos pesquizas conhecimentos, a unica coisa em nossa mente que esta totalmente ligada ao futuro é sem duvidas nenhuma a nossa fé , a fé é igual imaginação , voce imagina onde voce quer estar ou uma situação que voce quer viver algo que ainda não chegou ainda não esta aqui algo que esta numa dimensão superior , no futuro, se voce manter sua imaginação firme , sua fé inabalavel , isso com certeza nos levara até Deus o nosso Deus esta no futuro e s tivermos uma fé inabalavel nele com certeza venceremos todas as dificuldades e transformaremos dificuldades contrariedades em oportunidades e venceremos com certeza , a féem Deus nos da capacidade dee crescermos interiormente e nos transformarmos em pessoas maiss forte capazes de superar obstaculos jamais superados sem a fé, através dela temos a capacidade de ver alem das fronteiras , de ver uma paisagem que até parece nebulosa mas que nos levara a algo maravilhoso. só quem tem fé em Deus consegue ver as coisas alem do que parece, a pessoa passa ter uma visão de futuro acaba descobrindo oportunidades onde parece contrariedades, e aprende a transformar um limão numa limonada. por iso muitas pessoas crescem mesmo em momentos de crise de planos governamentais e monetarios errados , quem tem fé supera tudo e prospera mesmo frente as situações mais adversas.

    junior registro sp.

  • Genivalda Alencar de Oliveira

    1 de dezembro de 2015 às 17:29

    A busca de Deus em momentos turbulentos nos conforta e nos torna corajosos a ponto de não temermos nem a própria morte…faça da fé seu porto seguro,entregue-se inteiramente a Deus,confie‼👏🙏

  • Renata

    15 de maio de 2016 às 12:51

    Basta olhar o pobre quando tem fé em Deus. Por ser vazio e pobre de espírito, Deus entra, enche a alma de Amor, Sorriso, alegria divina. Fé.
    O rico na sua maioria (poucos sao exceçao), estão cheios de bem -estar e preocupaçoes. Não ha espaço no coraçao para Deus. Nem muito menos ,tempo para Ele.
    É por isto que Deus nos poe à prova.
    Para nos esvaziarmos das coisas terrenas e enchermos o coraçao D’Ele. Só d’Ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

footer logo

Conheça o outro lado do empresário de sucesso. Aqui ele compartilha dicas de empreendedorismo e vida em equilíbrio para você encontrar a sua felicidade.


BUSCAR NO SITE