• pt-br
  • en
  • fr

    Tags:          1 -    Comentário

Mariana Teodoro

A falta de tempo é uma das principais queixas no mundo moderno. E não é pra menos. São tantos os compromissos, atividades e obrigações que é difícil dar conta de tudo sem se estressar. Mas por outro lado, com um pouco de disciplina e força de vontade, é possível manter o tempo nas suas mãos. Veja abaixo as dicas do psicólogo Reginaldo Aguiar para que você não se torne um refém do relógio e possa viver uma vida com menos stress:

Faça uma agenda – Embora pareça desnecessário, manter uma agenda é imprescindível para quem quer organizar melhor o tempo. Anotar todos os compromissos, horários e datas, ajuda a visualizar melhor a programação diária, semanal e até mensal. “Colocar no papel o que você precisa fazer é uma forma de estruturar e equilibrar melhor as atividades e o tempo para a realização delas. Além disso, a agenda cria uma condição de motivação para conquistar seus objetivos”, diz Reginaldo.

Priorize – Escolher e se ater ao que é de fato importante para sua vida significa ganho de tempo. “Quem consegue priorizar atividades nas diversas áreas da vida também ganha mais controle da ansiedade porque aumenta seu poder sobre a situação”, afirma o psicólogo. 

Peça ajuda – Essa dica parece simples, mas muitas vezes a pessoa acha mais fácil abraçar o mundo do que pedir apoio a um colega de trabalho, amigo ou familiar. “Até mesmo pedir uma informação ou um conselho é importante para ganhar conhecimento e, consequentemente, tempo”.

Mantenha o foco – Muitos fatores podem dispersar o tempo. E é por esse motivo que é tão importante manter foco nos objetivos diários. “Dá muito trabalho seguir um ideal e ao mesmo tempo saber driblar os contratempos e o desânimo. Por isso, focar nos seus objetivos é fundamental para controlar melhor o tempo”.

Faça agora – Não deixar para amanhã o que você pode fazer hoje é um ditado que se aplica muito bem a quem procura administrar melhor o tempo. Se você tem uma tarefa importante, comece já. Procrastinar um afazer, ou seja, deixar para depois pode gerar angústia e desânimo.

Use a tecnologia a seu favor – Aprenda a usar algumas ferramentas do computador, como planilhas de contatos e dispositivos de lembretes, e aproveite as novas tecnologias móveis para administração do tempo, como os aplicativos de celular. 

Esqueça a TV – Usar o seu tempo livre longe da TV é outra dica. Fazer atividades que proporcionem prazer, como ler um livro, cozinhar ou fazer uma caminhada é melhor do que deitar no sofá para assistir televisão, pois no segundo caso, a impressão que fica é a de que o tempo passou e você não fez nada realmente prazeroso e saudável. 

Seja assertivo – Conseguir expressar suas ideias, opiniões e sentimentos de maneira contundente e sem ofender os outros de certa forma também ajuda a ganhar tempo. “Aprender a dizer não em algumas circunstâncias, ser objetivo em momentos oportunos e não se responsabilizar por tarefas alheias podem otimizar o tempo no seu dia”, aponta o psicólogo.   

Se você gostou do texto, veja também:

Agenda http://abiliodiniz.uol.com.br/lideranca/agenda.htm

Relógio em suas mãos http://abiliodiniz.uol.com.br/qualidade-de-vida/o-relogio-em-suas-maos.htm

Administração do tempo http://abiliodiniz.uol.com.br/qualidade-de-vida/administracao-do-tempo.htm

1 Comentário
  • Adriano Paulino Menezes

    26 de março de 2012 às 18:50

    Sr. Abilio, aqui em casa e na empresa seguimos essas dicas. A sete anos atrás fui internado por motivo de stress quando era gerente em uma agência bancária. Atualmente, estou bastante organizado e consigo realizar todas as atividades do dia normalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

footer logo

Conheça o outro lado do empresário de sucesso. Aqui ele compartilha dicas de empreendedorismo e vida em equilíbrio para você encontrar a sua felicidade.


BUSCAR NO SITE