• pt-br
  • en
  • fr

    Tags:             

Muitas vezes, problemas mal resolvidos do passado, preocupação excessiva com o futuro, o estresse do dia a dia ou mesmo o desgaste da rotina no trabalho pode nos levar a um grande sofrimento emocional e até mesmo problemas para gestão da própria vida. E as perdas são grandes. Ao tentar se equilibrar para reencontrar o bem-estar, muitas vezes, as pessoas se desencontram do caminho normal de focar a atenção de forma plena no presente. E, com toda certeza, o resultado das ações fica comprometido. A melhora qualidade na fala, comportamento e escolha está diretamente ligada ao bem-estar e tranquilidade. Algumas pessoas chegam a sofrer por longo tempo com todo o mal-estar emocional, mas resistem (por total falta de conhecimento e informação correta) pela busca e agendamento de tratamento através da psicoterapia, justamente, porque nem todas as pessoas conhecem qual é o caminho da cura.

Durante o processo de tratamento psicoterápico é possível entender o que está havendo para desenvolver alguns problemas e quais os caminhos de solução e cura. Os temas que são os mais comuns de sofrimento humano são:

 

Alteração de humor e perda de autocontrole:

 

  • O que é: alteração da gestão das emoções, dificuldade de manter-se equilibrado, expressões exacerbadas, agressivas ou descontroladas das ideias.
  • Causas: conflitos internos e inseguranças que costumam acontecer com quem não consegue expressar as ideias no momento adequado e terminam por “explodir” quando já não aguentam mais se “calar” a situações percebidas como ofensivas por outras pessoas.
  • Psicoterapia para a cura: aprender a falar as coisas nas horas certas, da melhor maneira, para não precisar se calar ou mesmo se controlar, pois em pouco tempo se isso não for corrigido, acaba por deixar escapar e explodir. Existem exercícios específicos para esse tipo de aprendizado e construção interna. Técnicas como Novo Código da PNL, Hipnose Ericksoniana e sã ricas para essas situações.

 

Ansiedade e preocupação

 

  • O que é: pensamento acelerado com algo que está por vir, agitação mental, medo e angústia.
  • Causas: insegurança com o futuro e tudo que é incerto, medo de mudanças, preocupação com ser capaz de saber lidar com as consequências das próprias escolhas.
  • Psicoterapia para a cura: aprender, por exemplo, a traçar metas, organizar as ações para conseguir concretizar os objetivos (através de técnicas como Coaching de Vida e Novo Código da PNL), praticar exercícios de relaxamento corporal, respiração, profunda, meditação e Hipnose Ericksoniana.

 

Falta de motivação e energia

 

  • O que é: não sentir-se suficientemente forte para lidar com as situações da vida, cumprir prazos ou mesmo atingir uma meta.
  • Causas: excesso de trabalho, perda de algo ou alguém significativo, tristeza, depressão, falta de foco ou até mesmo objetivos mal definidos.
  • Psicoterapia para a cura: trabalhar, por exemplo, o estabelecimento de metas e conseguir equilibrar a roda da vida (técnicas do coaching de vida), como criar recompensas para ajudar na motivação (usando técnicas do Novo Código da PNL) e ações pontuais para o presente e também para longo prazo.

   Nem sempre a psicoterapia é somente indicada quando se há um problema maior, como ansiedade ou depressão, por exemplo. As sessões podem acontecer para ajuda pontual de assuntos que a pessoa queira o bem-estar, resolução e sucesso emocional.

Boa sorte naquilo que você busca e até breve!

Adriana de Araújo Counselor and Executive Coach Consultoria via Skype www.adrianadearaujo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

footer logo

Conheça o outro lado do empresário de sucesso. Aqui ele compartilha dicas de empreendedorismo e vida em equilíbrio para você encontrar a sua felicidade.


BUSCAR NO SITE