• pt-br
  • en
  • fr

    Tags:        2 -    Comentários

Stefânia Akel

Poucas coisas conseguem debilitar tanto o trabalho e a atenção de alguém quanto o sono. Dormir é uma necessidade básica. Por isso, as horas de descanso são essenciais para garantir a produtividade e, quando não são cumpridas, acarretam uma série de complicações no dia a dia.

“Irritabilidade, déficit de memória e concentração, maior ansiedade e estresse, fadiga, sonolência excessiva diurna”, enumera o neurologista do Instituto do Sono e presidente da Associação Brasileira do Sono, Luciano Ribeiro, que também alerta que a falta de sono “aumenta o risco de acidentes de trânsito e em atividades profissionais de alto risco”, como as exercidas na indústria e em obras no geral.

De acordo com Ribeiro, “a quantidade de sono adequada varia para cada pessoa, de sete a oito horas, quando acordamos bem e assim ficamos durante o dia”, pois “a privação de sono tem repercussões imediatas, no dia seguinte e a longo prazo, sendo fator de risco para doenças físicas e mentais”.

Tampouco adianta dormir mal ao longo dos dias úteis para, no sábado e no domingo, tentar “compensar” a insônia passando horas a fio na cama. “Isso não substitui as horas não dormidas durante a semana”, diz o especialista. “Devemos procurar dormir uma mesma quantidade de tempo todos os dias. ” Ribeiro acrescenta que o popular cafezinho no meio do expediente funciona apenas como paliativo e não dá conta de estimular alguém a trabalhar bem durante toda a jornada.

Por outro lado, uma pausa para dormir antes de voltar ao trabalho pode ajudar bastante. “A soneca de 20 minutos durante o dia, após o almoço, é benéfica”, assegura o neurologista. Se prevenir é o melhor remédio, reservar tempo para recarregar as energias é, da mesma forma, mais eficiente do que tentar enganar o corpo e forçá-lo a produzir estando esgotado.

2 Comentários
  • Daniela

    9 de janeiro de 2016 às 08:01

    Sou enfermeira e uma coisa que defendo e tento priorizar é uma Boa noite de sono…..Parabéns pela matéria

  • Lucas

    28 de março de 2016 às 20:31

    É muito bom quando encontramos informações de qualidade como essas, obrigado por nos ajudar, ótimas dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

footer logo

Conheça o outro lado do empresário de sucesso. Aqui ele compartilha dicas de empreendedorismo e vida em equilíbrio para você encontrar a sua felicidade.


BUSCAR NO SITE