• pt-br
  • en
  • fr

    Tags:         

O Dia Mundial Sem Carro é comemorado em 22 de setembro. O objetivo da data é conscientizar a população do uso excessivo dos automóveis, que acabam afetando o meio ambiente e, consequentemente, a qualidade de vida. Desta maneira, a ideia é incentivar que as pessoas abram os olhos para diferentes formas de locomoção, seja transporte público, bicicleta, skate, patins, etc.

A data foi criada na França em 1997 e desde então vem ganhando força e relevância em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, diversas ações são motivadas por conta de números que impressionam: segundo uma pesquisa do Instituto Saúde e Sustentabilidade a poluição mata mais do que acidentes de trânsito em SP e no RJ. Em 2011, no Rio, foram 4.566 óbitos, ou seja, 50% a mais do que as ocorrências ao volante, que marcaram 3.044. Em SP, 15.700 pessoas foram vítimas da atmosfera poluída, contra 7.867 do tráfego no mesmo ano.

O estudo também mostrou que mesmo que a emissão de poluentes fosse reduzida em 5% ao ano, em 2030 a má qualidade do ar poderá matar 256 mil paulistanos. Segundo o levantamento, crianças, idosos e portadores de doenças respiratórias, como asma, rinite alérgica e bronquite são os que mais sofrem com o problema. Além disso, o trânsito gerado pelo alto fluxo de carros é uma causa muito citada quando o assunto é estresse nas grandes cidades.

Então, que tal parar e pensar e, pelo menos hoje, deixar o carro em casa? Se cada um fizer a sua parte, com certeza viveremos em um mundo melhor, respeitando mais o meio ambiente e o nosso planeta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

footer logo

Conheça o outro lado do empresário de sucesso. Aqui ele compartilha dicas de empreendedorismo e vida em equilíbrio para você encontrar a sua felicidade.


BUSCAR NO SITE