• pt-br
  • en
  • fr

    Tags:      2 -    Comentários

Frases do tipo “a amizade é o ingrediente mais importante na receita da vida” ou “uma vida sem amigos é como viver numa ilha deserta, sem água, alimento e luz” parecem exagero, mas não são: ter amigo é essencial para a saúde física e mental do ser humano. 

“Solidão é fator de doenças imunológicas severas, depressão, obsessão e comportamento compulsivo, como transtorno obsessivo compulsivo (TOC), paranoia e esquizofrenia”, diz Esdras Guerreiro Vasconcellos, professor do Instituto de Psicologia da USP e diretor científico do Instituo Paulista de Stress Psicossomático. As alergias também são sintomas típicos de quem não tem amigo para dividir as boas e as más situações do dia-a-dia, segundo o especialista. “Boa parte dos casos de alergia é proveniente da falta de contato do indivíduo com o outro”.

Além dos prejuízos à saúde, a psicóloga Suely Scaciotti acredita que ter amigos é importante para o autoconhecimento, já que, embora aceitem nossas qualidades e defeitos, eles atuam como “um espelho” do nosso comportamento, dando retorno sobre nossas atitudes e nos fazendo pensar sobre elas. “Quando olhamos no espelho e não gostamos do que vemos, tentamos mudar nossa aparência. Da mesma forma, se um amigo desaprova nossa atitude, a tendência é procurar entender o que está errado e tentar mudar.”, diz.

Em um texto sobre a importância da amizade, a psicóloga Daniela Demski Adário cita que, além de melhorar a saúde e prolongar a vida, a amizade turbina carreiras. A especialista ressalta, porém, que não é fácil ter um amigo verdadeiro, já que é preciso estabelecer uma relação de confiança entre os indivíduos. Segundo ela, pesquisas mostram que, durante a vida, uma pessoa coleciona 400 amigos, mas mantém contato com menos de 10% deles. Em média, o indivíduo vive rodeado por 30 pessoas e dessas, seis são considerados amigos verdadeiros. Quem possui um ou vários amigos, portanto, tem mesmo que comemorar! Se você gostou do texto, veja também:

Valoriza o seu amigo http://abiliodiniz.uol.com.br/qualidade-de-vida/valorize-o-seu-amigo.htm

Muito mais que um amigo http://abiliodiniz.uol.com.br/qualidade-de-vida/muito-mais-que-um-amigo-1.htm

Amizade sólida http://abiliodiniz.uol.com.br/qualidade-de-vida/amizade-solida.htm

2 Comentários
  • Wilson Clementi

    20 de julho de 2012 às 18:12

    Parabéns pelo trabalho, de fácil entendimento e esclarecedor.

  • jethro lima

    27 de julho de 2012 às 14:58

    Sem dúvida que um bom amigo é catalisador do sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

footer logo

Conheça o outro lado do empresário de sucesso. Aqui ele compartilha dicas de empreendedorismo e vida em equilíbrio para você encontrar a sua felicidade.


BUSCAR NO SITE