• pt-br
  • en
  • fr

    Tags:      1 -    Comentário

Mariana Teodoro

Em meio à correria dos últimos dias de dezembro e a expectativa da chegada de 2014, poucas pessoas se dispõem a fazer uma pausa para refletir sobre o ano que passou. Elas, no entanto, desconhecem que esse balanço pode ajudá-las no crescimento profissional e pessoal. “Nada melhor do que aproveitar o encerramento de um ano para refletir sobre as experiências vividas e avaliar as consequências positivas ou negativas que elas trouxeram para a nossa vida”, diz a psicóloga Márcia Ballaminut.

Segundo a especialista, a avaliação do ano pode mostrar quais situações proporcionaram crescimento e quais serviram para alertar sobre a necessidade de mudanças. Uma boa estratégia na hora de fazer o balanço anual é colocar todas as reflexões no papel. “Anotar as perdas e ganhos faz com que a análise fique mais concreta, deixando de ser apenas pensamentos soltos. Isso clareia melhor as ideias e nos ajudar a olhar de modo diferente para os fatos”, diz.

As anotações podem ser dispostas em listas divididas, por exemplo, em acontecimentos negativos e positivos, objetivos concretizados e não atingidos e mudanças de hábitos úteis ou prejudiciais. Elas podem ainda ser separadas em diversas áreas da vida como, profissional, pessoal ou familiar. “Os aspectos que devem constituir o balanço ficam a critério de cada um, mas é importante não se esquecer de olhar também para os fatos positivos, uma vez que é comum neste processo supervalorizarmos as coisas ruins.”

A terapeuta holística Tatiana Girardi, por sua vez, sugere o autoquestionamento na hora da avaliação. “Coloque numa folha perguntas que faria a si mesmo. Assim você pode adquirir conhecimento sobre a vida que tem levado. As respostas que surgem nessa reflexão são, geralmente, surpreendentes”, afirma.

E para ajudar no desenvolvimento de reflexões importantes para o balanço do ano, Tatiana, que é autora do blog Espaço do Bem-Estar, preparou uma meditação especial. Confira:

Meditação de Fim de Ano É tempo de fazer o balanço, Porque termina mais um ano. Aproveitarei este momento de relaxamento para refletir e para que 2012 seja um ano ainda melhor. Será que o ano que finda foi um ano positivo? Trouxe-me algum benefício interior? Aprendi a dialogar mais? Aprendi a conviver melhor? Consegui amar mais, principalmente a mim mesmo? Em minha casa houve mais compreensão? Trabalhei no que me faz feliz? Plantei boas sementes neste ano? Fui um elemento construtivo na sociedade? A intenção da minha crítica foi sempre positiva? Fui mais otimista? Procurei viver uma vida mais consciente, mais autêntica? Ajudei alguém a viver mais feliz? Acreditei mais no fluxo da vida ou me “pré-ocupei”? Dei mais importância aos meus pontos fortes e consequentemente aos pontos fortes dos outros? Reclamei mais ou agradeci mais? Meu tempo livre foi bem empregado? O que eu construí? Corri atrás dos meus objetivos? Fiz acontecer? Ainda que algumas respostas não sejam as ideais, sei que almejo e que posso fazer melhor. E para 2012, qual será o meu compromisso comigo mesma? Qual será meu compromisso com a minha vida? Aproveito este momento para deixar em 2011 tudo o que não me serve mais, para me aurir de boas energias e levar para 2012 somente o que me faz sentido agora. De coração aberto, recebo essas energias salutares e qualificadas e determino que 2012 será o melhor ano da minha vida porque assim o farei.

Se você gostou do texto, veja também:

Listando gorças e fraquezas http://abiliodiniz.uol.com.br/qualidade-de-vida/listando-forcas-e-fraquezas.htm

Exercitando o autoquestionamento http://abiliodiniz.uol.com.br/qualidade-de-vida/exercitando-o-autoquestionamento.htm

Quando o passado dá significado ao futuro http://abiliodiniz.uol.com.br/qualidade-de-vida/quando-o-passado-da-significado-ao-futuro.htm

1 Comentário
  • Regina de Souza

    19 de dezembro de 2016 às 14:02

    Muito boa essa reflexão! Vale a pena fazermos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

footer logo

Conheça o outro lado do empresário de sucesso. Aqui ele compartilha dicas de empreendedorismo e vida em equilíbrio para você encontrar a sua felicidade.


BUSCAR NO SITE