• pt-br
  • en
  • fr

    Tags:        1 -    Comentário

Estudos sugerem que ter a autoestima elevada traz algumas vantagens. Torna, por exemplo, uma pessoa mais persistente e até pode elevar o seu desempenho escolar ou profissional. Mas, por outro lado, “a autoestima pode ser uma armadilha do ego”, como diz o título do artigo da revista Scientific American Mind deste mês.

As pesquisadoras Jennifer Crocker e Jessica J. Carnevale observaram que indivíduos com alta autoestima também enfrentam um problema: eles não conseguem ver em que pontos ficam a desejar, o que dificulta o autoaperfeiçoamento. Elas ainda afirmam que muitas pessoas gastam o seu tempo para provar o seu valor em vez procurar melhorar suas habilidades.

Segundo o estudo, isso não significa que não se deve ser ambicioso ou trabalhar por resultados significativos, mas a motivação deve ser menos egocêntrica. “Em vez de se preocupar em competir com si mesmo, dirija o olhar para ajudar a sua família, seus amigos, sua equipe ou trabalhar para o bem maior”, registram as autoras.

“Tente dedicar-se a um projeto ou empreendimento concentrando-se naquilo que você pode aprender com ele, em vez focar-se em que o resultado revela a seu respeito. Quando você falha, é natural se sentir péssimo. Mas se você separar os erros do conceito de fracasso pessoal, você será mais capaz de aprender com eles e ter mais sucesso no futuro”, concluem as pesquisadoras.

Fonte: Scientific American Mind

 

1 Comentário
  • Aline

    28 de janeiro de 2016 às 21:58

    muito bom, obrigado por compartilhar essas dicas, ajudam bastante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

footer logo

Conheça o outro lado do empresário de sucesso. Aqui ele compartilha dicas de empreendedorismo e vida em equilíbrio para você encontrar a sua felicidade.


BUSCAR NO SITE