• pt-br
  • en
  • fr

    Tags:            1 -    Comentário

Seja no trabalho ou na vida pessoal a busca por atitudes equilibradas é o ideal. Mas nem sempre se sabe como exatamente se deve agir para atingir o estado de plenitude e constância. Podemos pensar em um divisão simples para compreensão da vida. Vamos imaginar um gráfico de pizza com 8 fatias:

–       trabalho

–       relacionamento afetivo

–       família

–       dinheiro

–       saúde física

–       saúde mental

–       espiritual;

–       lazer.

É possível, claramente, aumentar o número de fatias, mas essas seriam, num primeiro momento, as básicas e necessárias, sendo assim, o ideal para compreensão da explicação que estou conduzindo e depois se necessário a adequação individual de cada caso estilo de vida particular.

Podemos analisar esse gráfico com essas 8 primeiras fatias como ponto de partida para compreensão do uso do seu tempo e energia empenhado nisso. O Círculo da Vida é uma análise. Esse olhar atento é um passo importante para compreensão do momento atual e abertura de compreensão para novas e importantes mudanças. Uma atividade interessante que você pode fazer agora é dar nota para como você se percebe integrado nesses setores. Normalmente, sugiro a compreensão da nota zero quando não há atividades, e dez quando há satisfação e plenitude. E, escolher as variações necessárias após leitura e consciência de como a vida está nesses pontos acima propostos. Faça a leitura agora de como você está nesses setores.

Seguem algumas perguntas para ajudar nesse processo de análise pessoal:

1)   Quanto de ação você destina a cada setor?

2)   Qual sua análise geral?

3)   Você destina quanto tempo a cada parte?

4)   Quanto do seu tempo livre é investido nesses pontos?

5)   Há problemas em algum deles?

6)   Há equilíbrio no geral?

7)   Há pensamentos para solucionar ou melhorar se for preciso?

8)   Como está atualmente sua força, esforço e motivação para cada uma dessas atividades?

Após essa investigação é possível traçar um plano de ação para cura (se há necessidade), mudança ou inovação para melhores resultados. E se possível, caminhos específicos para sucesso naquilo que se busca.

Existem muitos métodos psicológicos que usam diferentes tipos de  parecer para entender bem sobre a situação atual da própria vida. O Círculo da Vida é um modelo muito usado em diferentes metodologias como técnica de análise. Sendo, talvez, mais divulgado pela técnica de Coaching de Vida. Lembrando que não é uma ferramenta exclusiva de uso do coach, mas talvez seja o profissional que mais a utilize.

Muitas conclusões são possíveis a partir do modelo apresentado como foco de análise. É possível entender o momento presente, mas também uma leitura de como as coisas eram no passado ou mesmo como poderia ser no futuro com algumas alterações. Esse início de olhar pode ser feito individual e também é recomendado um acompanhamento, seja ele:

–       psicoterápico;

–       no modelo de coaching de vida.

O profissional escolhido para seguir o acompanhamento pode e deve ajudar o paciente/coachee a encontrar maneiras saudáveis de escolhas e ação. Utilizando-se, inclusive, de outras ferramentas complementares ao processo. Dar início ao bem estar é uma oportunidade enriquecedora. Sucesso naquilo que busca e até breve!

Adriana de Araújo é Psicóloga, Coach e palestrante. Para mais informações, acesse: www.adrianadearaujo.com.br

1 Comentário
  • Silvio

    10 de maio de 2017 às 17:48

    Posso me avaliar , médio em alguns e baixo na maioria. Quando o financeiro não está em um nível moderado pelo menos parece que tudo fica pior , baixa auto estima , negativismo , motivação baixa …está ferramenta é de muita importância , mas com a ajuda do profissional é de total importância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

footer logo

Conheça o outro lado do empresário de sucesso. Aqui ele compartilha dicas de empreendedorismo e vida em equilíbrio para você encontrar a sua felicidade.


BUSCAR NO SITE