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Stefânia Akel

Apesar de ser muitas vezes esquecido por quem quer perder peso, o pilates é um aliado importante para alcançar um corpo mais magro e, principalmente, saudável. Segundo a instrutora Erika Fernandes, da BodyTech Company, mesmo sendo uma atividade de baixa intensidade, o método proporciona um resultado de longo prazo na balança. “Para aquele que está na faixa de sedentarismo, o pilates ajuda sim a emagrecer, além de resultar em um ganho postural incrível”, afirma.

O pilates é um método de controle muscular cuja técnica é reconhecida para tratamento e prevenção de lesões. O resultado depende de variáveis como a sequência de movimentos, repetições, carga adotada, alternância entre movimentos intensos e mais leves e o grau de apoio corporal. O método usa princípios de respiração que ajudam no aumento do fluxo sanguíneo, na aceleração do metabolismo e na regeneração dos tecidos.

Desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920, a prática é indicada, entre outras coisas para a manutenção da postura, ganho de força abdominal, de tônus muscular e de flexibilidade. Essas características tornam a atividade ainda mais importante para quem está acima do peso. “O pilates auxilia na proteção articular, um grande problema para os obesos”, diz Erika.

O ideal, segundo ela, é aliar o exercício à musculação e à alimentação saudável. “Na musculação, ocorre encurtamento da musculatura e, com isso, há uma perda de amplitude articular para algumas pessoas. A associação com o pilates ajudará na manutenção desse espaço articular, evitando futuras lesões”, explica a instrutora.

Além disso, o aumento de massa magra promovido pelo método, especialmente quando aliado à musculação, estimula o metabolismo e ajuda a acelerar o emagrecimento. Para obter resultados na balança e na saúde, porém, Erika recomenda a prática por uma hora pelo menos duas vezes por semana.

4 Comentários
  • graça florencio

    6 de outubro de 2015 às 07:27

    Amo fazer pilate. Pratico a 3 anos, ja reabilitei os 2 joelhos tive condromalacia agora sofri uma fratura no metatarso do 4○ dedo e vou reabilitar.

  • Sérgio

    6 de outubro de 2015 às 10:18

    Ótimo para postura, faço também porque tenho hernia de disco… abraços

  • Cris Gomes

    8 de outubro de 2015 às 23:27

    Sempre ouvi falar muito bem sobre pilates, Eu adoraria praticar, mais o custo é muito alto. Por enquanto , seguindo os exemplos do Sr. Abílio, estou cuidando da parte espiritual e pratico diariamente os “mantras ou afirmações” publicado em seu livro Caminhos e Escolhas, onde estou tendo a oportunidade de refletir sobre muitas questões pessoais e profissionais.

  • Lucas

    17 de setembro de 2016 às 17:19

    Muito bom.

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