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Irineu Loturco Filho

Certamente, você já ouviu alguém dizer que caminhar é um excelente exercício! E, estimulado por esses comentários, resolveu seguir um programa de caminhada. Depois de algum tempo, porém, sempre surge aquela dúvida: só “andar” basta ou eu devo começar a “correr”? Se desejar uma resposta sincera e amplamente amparada pela literatura científica, prepare-se! A caminhada é sim um ótimo exercício, e você só deve correr se realmente desejar! Obviamente, correr por meia hora gasta mais energia do que andar pelo mesmo tempo. Mas, você pode caminhar por mais tempo e conseguir equilibrar o consumo calórico. Além disso, inúmeros estudos comprovam que a prática regular da caminhada provoca benefícios nos sistemas cardiovascular e respiratório, reduz as taxas de colesterol e previne as doenças do tecido ósseo. Tudo isso, com grande a vantagem de não sobrecarregar demasiadamente o aparelho locomotor!

É claro que, para obter resultados significativos, você deve caminhar vigorosamente e de maneira contínua. Outro fator importante é a freqüência com que você treina: os maiores especialistas da área falam em, ao menos, três sessões semanais de 30 – 40 minutos. Portanto, se você faz parte daqueles grupos que lotam os parques somente aos finais de semana, reorganize sua agenda e procure novos horários.

E, se em algum momento, você realmente sonhar em correr, aí sim é hora de partir para uma nova fase! Você terá um novo caminho para continuar lhe proporcionando uma vida repleta de saúde. Na verdade, esse é o maior objetivo de qualquer programa de treinamento! Contudo, não devemos esquecer que qualquer programa de exercícios só deve ser feito após a realização da alguns exames médicos padronizados. Outro ponto importante é a prescrição de uma rotina orientada por um profissional de Educação Física, devidamente registrado pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Seguindo esses pequenos procedimentos, tudo o que você precisa é de força de vontade e um pouco de disposição! Nunca é tarde para começar e, aqui entre nós, caminhar continuamente pode ser uma atividade física extremamente agradável! 

Irineu Loturco Filho é consultor técnico da área esportiva do GPA e da rede de academias A!Body Tech, membro do setor neuromuscular da UNIFESP e doutorando em Metodologia do Treinamento para o Alto Rendimento Esportivo pela Univ. Pablo de Olavide (ESP).

 

2 Comentários
  • vera lucia ribas moura

    4 de junho de 2012 às 16:43

    Eu comecei a caminhar por que estava com o colesterol um pouco alto e estou me sentido ótima e mais disposta. Além disso, comecei a perder peso o que é bom.

  • 7 de junho de 2012 às 15:09

    Convido a todos a seguirem estes conselhos, pois realmente são verdadeiros. Posso, com certeza confirmar…

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