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Fernanda Viola

“Feliz Ano Novo” é o que dizem os amantes do Carnaval após a quarta-feira de cinzas. É chegada, finalmente, a hora de colocar as novas resoluções em prática e uma que está presente na maioria das listas é a prática de atividade física.

Para aqueles que ainda não incorporaram os exercícios de maneira regular, o Carnaval passa a ser uma desculpa para postergar o seu início. Mas o que muitos esquecem é que exercício é saúde, e por isso, é preciso ter sempre em mente que, além de ser uma aliada na estética, a prática de atividade física traz inúmeros benefícios físicos e mentais.

Segundo Eduardo Netto, Diretor Técnico da Bodytech, apesar das evidentes melhoras para a saúde, um número significativo de pessoas abandona a atividade física nos primeiros três meses de prática. “Isso ocorre ou por preguiça ou porque o indivíduo se desmotiva ao não ter um objetivo definido. Mas é sempre possível descobrir atividades que possam lhe proporcionar algum tipo de prazer”, explica.

 Neste sentido, é preciso encontrar o que você gosta e, às vezes, isso leva um pouco de experimentação, além de uma boa dose de paciência. “Procure e escolha alguma atividade que você curta. Lembre-se: o melhor exercício não é aquele que te torna mais forte ou que proporciona o maior gasto calórico, mas sim aquele no qual você se identifica o suficiente para conseguir repeti-lo de maneira sistemática, pois essa é a única forma de alcançar o resultado desejado”, ressalta Netto.

Abaixo, confira 6 dicas para te incentivar a iniciar e se manter firme em um programa de exercícios:

  1. Organize seu tempo. Marque o horário do treino na sua agenda como se fosse um compromisso de trabalho.
  2. Crie o hábito: nas primeiras semanas, você precisa se obrigar a cumprir um programa pré-estabelecido.
  3. Repita o novo comportamento e a mesma rotina no mesmo horário do dia, evitando mudanças constantes. Depois de o hábito estar estabelecido, você pode ter um pouco mais de flexibilidade na sua agenda. Mas nos três primeiros meses seja rígido, caso contrário cresce muito o risco de você abandonar a rotina.
  4. Durma mais cedo e aproveite mais sua noite de sono. Consequentemente, você conseguirá acordar mais cedo, alimentar-se melhor e começar aos poucos a acrescentar qualidade à sua vida. Os benefícios são ótimos. Faça o teste.
  5. Comemore esforços e sucessos. Sempre que você atingir uma meta, estabeleça uma recompensa, mantendo, assim, a motivação e uma sensação de dever cumprido – e, por que não, de vitória conquistada e progresso em relação à sua resolução?
  6. Prepare-se para possíveis deslizes e para voltar aos seus velhos hábitos de vez em quando. Mas eles não são motivos para desistir completamente. Ter consciência disso lhe permitirá aceitar esses transtornos como parte do caminho e deixar a vida fluir na direção certa.
2 Comentários
  • rogerio mattos

    26 de fevereiro de 2016 às 15:59

    saude e tudo sem ela nao caminhamos

  • Edileide Francelino de Freitas Cabral

    21 de abril de 2016 às 19:58

    Excelentes dicas!!!

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