• pt-br
  • en
  • fr

    Tags:      1 -    Comentário

Nancy Campos

Será que é possível amar alguém sem esperar nada em troca? Para o professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Ailton Amélio, ter expectativas em relação ao outro é inevitável, pois sempre formamos uma imagem do que desejamos em alguém que amamos. Ele afirma, entretanto, que é possível formar expectativas mais factíveis em vez de cair na armadilha de projetar uma imagem irreal sobre o ser amado. “Uma boa maneira de fazer isso é estar sempre aberto para conferir o que se espera do outro. Afinal, as pessoas mudam todo dia e apresentam diversas facetas. Quando nos fechamos, deixamos de ver o outro”, diz.

O psicólogo afirma que nutrir expectativas sobre o ser amado é natural, principalmente, por três fatores: do próprio casal, da cultura e da espécie. “Alguns casais, por exemplo, têm contratos não explícitos. Um parceiro acha que o outro errou, mas nunca explicou direito o que considerava errado. O maior perigo das expectativas nunca reveladas é que, quando não se cumprem, deixam a pessoa magoada e ressentida, sem que o outro saiba o motivo”, explica.

Já os fatores culturais, por exemplo, são traição ou maus-tratos. “Nenhuma cultura os aceita. São coisas que ferem todo mundo, em todas as culturas”, diz Ailton. Já com relação à espécie, ele afirma que temos predisposições para agir.

Portanto, para que haja um bom relacionamento, é necessário que as expectativas sejam transparentes e alinhadas. “E mais: tem que haver cumplicidade, amizade, romantismo e sexo. Senão, não será um relacionamento de natureza conjugal. Será fraternal ou amistoso”, diz o psicólogo, que trata do tema em um dos seus livros, Para Viver um Grande Amor. Na sua visão, a convivência deve ser prazerosa, agradável e nutritiva para perdurar, o que exige um esforço contínuo de ambas as partes.

 

1 Comentário
  • Mariana Luiza

    14 de abril de 2014 às 02:29

    concordo plenamente com todo o texto….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

footer logo

Conheça o outro lado do empresário de sucesso. Aqui ele compartilha dicas de empreendedorismo e vida em equilíbrio para você encontrar a sua felicidade.


BUSCAR NO SITE