• pt-br
  • en
  • fr

    Tags:         

Mariana Teodoro

“Imagine que ao olhar no espelho o rosto que se reflete é o de alguém que você realmente ama”. Essa frase resume a proposta de um método de autoajuda que vem ganhando milhares de adeptos em todo o mundo. Batizado com o nome de sua fundadora, o Sistema Isha incentiva o uso de sete ferramentas capazes de transformar as emoções negativas em amor incondicional pela própria vida.

Nascida na Austrália, Isha soube que era adotada quando criança. Na juventude, trabalhou como treinadora de cavalos de corrida. Mas a satisfação de cuidar dos animais ainda não era suficiente para libertá-la dos medos que a perseguiam. Assim, ela passou a dedicar seu tempo em busca da paz interior. Após um longo período de isolamento, Isha formulou sua própria metodologia de autoconhecimento a fim de compartilhar essa experiência enriquecedora.

“O Sistema não é religião e não prega crenças de nenhum tipo. São somente exercícios que qualquer pessoa pode fazer para alcançar mudanças internas e externas. Com o tempo, é possível eliminar o stress do sistema nervoso e aprender a se amar de forma incondicional”, afirma. Para ensinar a prática, a estudiosa promove seminários e palestras no mundo inteiro, inclusive em presídios e ONGs.  Além disso, ela mantém no Uruguai – país em que escolheu viver – o Centro Isha. O lugar é uma espécie de refúgio para as pessoas interessadas em se aprofundar na técnica.

O ator brasileiro Geraldo Rodrigues, de 26 anos, conheceu o Sistema Isha em 2008, graças à recomendação de amigos. Em abril deste ano, ele voltou ao Brasil após uma temporada de seis meses no Centro Isha. “Na época em que descobri o método, andava muito ansioso e me sentia incapaz de tomar decisões simples na minha própria vida. Hoje, me vejo mais apto para reconhecer minhas qualidades, de me apreciar e de apreciar os outros. Também me sinto mais maduro e mais responsável por minhas escolhas”, conta.

Para obter resultados mais efetivos, Isha recomenda um comprometimento pessoal para a prática diária do Sistema. “É preciso ter uma real vontade de mudar e observar a mudança, uma vez que nossa tendência é focar sempre nos aspectos negativos da vida”, conclui. 

 Conheça as sete ferramentas do Sistema Isha:

– Praticar as facetas: É uma espécie de meditação com olhos fechados e concentração em quatro frases desenvolvidas pelo Sistema. Promove um descanso físico profundo. O silêncio e o bem-estar interno obtidos com o exercício são parecidos com o que sentíamos naturalmente quando crianças. 

– Focar no amor-consciência: Isto se desenvolve como uma consequência natural após a prática das facetas. À medida que o corpo entra em um nível de descanso profundo, a frequência vibratória da energia vital se eleva e passa a produzir a regeneração da mente. É, praticamente, aproveitar o momento presente.

– Sentir as emoções: Um aspecto fundamental do Isha é sentir as emoções sem as julgar. Por exemplo, se está triste, se permita chorar. Se está com raiva, grite em uma almofada ou pratique uma atividade física para mover a energia. Isso deve ser feito porque as emoções reprimidas permanecem dentro de nós e se acumulam até que explodem em ataques de fúria ou depressões profundas.

– Fazer exercício físico: Ajuda o corpo a remover o stress e as toxinas que estão saindo com a prática das ferramentas. Qualquer tipo de atividade é válida: caminhar, correr, dançar, fazer yoga, entre outros.

– Beber água: Também facilita a eliminação do stress e das toxinas. É importante beber pelo menos um litro e meio de água por dia. – Ser real: Ao nos tornamos conscientes de nós mesmos, passamos a nos ver com mais honestidade. Por isso, é preciso abraçar o mundo com mais inocência para que a sinceridade cresça nas nossas relações pessoais. 

– Falar sempre a própria verdade: Em nossa sociedade, aprendemos a mentir todo o tempo. O problema é que quando mentimos, estamos nos abandonando, não estamos nos amando. Por isso, é imprescindível agir sempre conforme a própria verdade. 

Para quem quer saber mais sobre o método, foram lançados dois livros em português:  "A Revolução da Consciência" (Editora Pensamento) e "Porque caminhar se você pode voar?" (Editora Objetiva). Outras informações também podem ser obtidas no site www.isha.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

footer logo

Conheça o outro lado do empresário de sucesso. Aqui ele compartilha dicas de empreendedorismo e vida em equilíbrio para você encontrar a sua felicidade.


BUSCAR NO SITE