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Há muitos anos se comemora no Brasil, no mês de junho, as chamadas “Festas Juninas”. Fogueiras, trajes, danças e comidas típicas que “enchem os olhos” são as grandes marcas desta comemoração.

O milho e o amendoim são os alimentos mais utilizados em preparações apresentadas neste evento. Embora ambos sejam naturais e ricos em nutrientes como, carboidratos, fibras, gorduras “boas”, vitaminas, minerais e antioxidantes, não são todos os pratos produzidos a partir destes, que podem ser consumidos a vontade! É preciso ter moderação, pois estes alimentos em excesso, são calóricos.

Talvez vocês me questionem: – Como escolher? Como prepará-los de forma mais saudável? Vejam as dicas que selecionei abaixo para vocês:

  1. Prefira a versão de milho cozido sem manteiga e, se possível sem sal;
  2. Pipoca é saudável sim! Todavia, o maior problema está na quantidade. Não exagere! Em casa, utilize um “fio” de azeite de oliva extra virgem para realizar a preparação. Evite as versões de pipoca doce, pois são ricas em açúcar, portanto mais calóricas;
  3. Doces feitos com milho como Curau, Pamonha, Canjica, Bolo de milho, Bolo de fubá podem ser consumidos. No preparo em casa, evite colocar manteiga, gordura vegetal, leite condensado. Quanto à adição de açúcar, procure as versões mais saudáveis como demerara e mascavo a refinado, mas mesmo assim não exagere!
  4. Oleaginosas assadas e sem sal como amendoim, pinhão, castanhas também podem entrar como opções, pois são riquíssimas em minerais como zinco, selênio, cobre, cálcio, entre outros. Todavia, cuidado com os exageros!
  5. Evite doces feitos com amendoim como, pé-de-moleque e paçoca, pois são ricos em açúcar e alguns são acrescidos de leite condensado. O mesmo raciocínio segue para os doces feitos com coco, como a cocada. Neste caso, prefira a polpa do coco seca e in natura;
  6. Arroz doce pode ser consumido, desde que não seja feito com leite condensado e açúcar em excesso. Em casa, faça uma versão mais saudável inserindo o arroz integral e reduza o conteúdo de açúcar. Especiarias como canela e cravo combinam muito com este doce;
  7. Outras boas opções de carboidratos saudáveis são: cuscuz com legumes, batata doce (assada, cozida);

Aproveitem esta época do ano e não se esqueçam da palavra chave: “moderação”.  Embora saudáveis, os alimentos feitos com milho, amendoim e batata doce, se ingeridos em excesso podem sim, contribuir para a elevação de peso corporal. Assim, basta ter bom senso e aproveitar o arraial junino!

Dra Ana Poletto é nutricionista clínica e Doutora em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo

 

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