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Além do friozinho que avisa que o inverno está se aproximando, o mês de junho chega com uma das festas mais populares e divertidas, a Festa Junina. E é claro que uma das melhores partes é a comida. Aliás, parece impossível pensarmos em um equilíbrio alimentar em uma festa como esta, mas isto é totalmente possível.

Em primeiro lugar devemos compreender que os produtos sazonais, ou melhor, “da época”, são sempre mais saudáveis, pois possuem melhor qualidade nutricional. Assim, o mês de junho nos presenteia com milho, abóbora, coco, amendoim, pinhão, entre outras delícias. E não tem porque não aproveitarmos tudo isso.

Em segundo lugar, eles são sim alimentos mais calóricos, mas devemos entender que são calorias provenientes de nutrientes “do bem”. Além disto, basta você não exagerar e se sempre pensar no famoso “bom senso”.

O milho é um alimento riquíssimo em antioxidantes, com elementos que fazem bem para a saúde dos nossos olhos, além de fibras e carboidratos. Podemos consumi-lo na forma de milho cozido e pipoca, mas também em preparações como curau, pamonha e bolo. Aqui, o ponto de atenção fica por conta  do excesso de açúcar que é acrescido a estas preparações.

Já o coco é um alimento excelente, pois é rico em um tipo de gordura que produz rapidamente energia para o nosso corpo, além de possuir baixo teor de açúcar e ser rico em fibras. A abóbora possui o beta caroteno que, além de antioxidante, é importante para a síntese da vitamina A essencial, por exemplo, para o sistema imunológico.

O amendoim e o pinhão são oleaginosas como a castanha, avelã, amêndoas, entre outras. São excelentes, uma vez que são ricos em gordura ômega 9, importante para a prevenção de doenças cardiovasculares, e minerais como cálcio, magnésio e potássio e vitaminas do complexo B e A. E sim, devemos sim incluí-los na nossa alimentação.

Ou seja, vamos aproveitar essa época do ano para nos divertirmos e alimentarmos com equilíbrio, buscando alimentos que fazem bem para o funcionamento do nosso organismo, além de nos darem prazer.

Dra Ana Poletto é nutricionista clínica e Doutora em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo

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