• pt-br
  • en
  • fr

    Tags:           

Guilherme Torrezani

A busca por uma vida mais saudável passa por diversas etapas, desde a prática de exercícios físicos até uma dieta balanceada. E, ao falarmos de alimentação, logo vem a questão: devemos consumir produtos diet, light ou ambos?

Para esclarecer esta dúvida, conversamos com a nutricionista Dra. Ana Poletto, que explicou a funcionalidade de cada uma destas categorias.”Produtos diet devem ser consumidos apenas por indivíduos que apresentam condições fisiológicas específicas como, por exemplo, diabéticos e hipertensos. No entanto, produtos light, por representarem uma redução em algum nutriente, podem ser consumidos pela população em geral”, diz a especialista.

Via de regra, a procura por alimentos light visa a perda de peso. No entanto, o processo de emagrecimento vai além e requer disciplina e alguns cuidados. “O funcionamento do nosso organismo é muito mais complexo do que uma simples conta de calorias. O emagrecimento faz parte de um reequilíbrio metabólico no qual, além de nos preocuparmos com o aspecto quantitativo de uma dieta, também devemos levar em conta a qualidade do que estamos ingerindo”, salientou Dra. Ana Poletto.

Além disso, é preciso cautela no consumo destes alimentos. “Um produto que tenha alegação de ser sem açúcar pode conter quantidades elevadas de gorduras saturadas e sódio, ou seja, um chocolate pode não ter açúcar, mas pode ser rico em gordura”.

Para termos uma vida saudável, é preciso sempre entender nosso corpo e o funcionamento do metabolismo. Por isso, antes de iniciar qualquer dieta, procure sempre a orientação de um profissional qualificado. E, mais importante, não acredite em dietas milagrosas. Entenda, com detalhes, a importância de cada uma dessas categorias alimentícias:

 DIET

O termo diet é utilizado em alimentos produzidos para fins especiais, para indivíduos que apresentam condições fisiológicas específicas como, por exemplo, diabéticos e hipertensos. Este termo é utilizado apenas em alimentos produzidos para dietas com restrição de algum nutriente. A expressão diet nas embalagens não significa necessariamente apenas a isenção de açúcar. Fique atento à tabela de informação nutricional.

LIGHT

O termo light é utilizado como informação nutricional complementar de um produto. Refere-se à redução de no mínimo 25% de um determinado nutriente presente no produto comparado ao alimento convencional pertencente ao mesmo grupo. Este termo não significa necessariamente redução no conteúdo de gordura, pode estar relacionado com redução do valor energético, gorduras totais, gorduras saturadas, colesterol ou sódio, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

footer logo

Conheça o outro lado do empresário de sucesso. Aqui ele compartilha dicas de empreendedorismo e vida em equilíbrio para você encontrar a sua felicidade.


BUSCAR NO SITE