• pt-br
  • en
  • fr

    Tags:           

Fernanda Viola

Muito se fala que é preciso saber fazer escolhas certas para a nossa alimentação. Isso porque o que ingerimos nos fornece substâncias que, ao serem metabolizadas, se transformam em energia para sustentar necessidades como respirar, comer, falar, digerir, entre outras. Ou seja, se os nutrientes são o combustível do nosso organismo, devemos tentar fornecer para o nosso metabolismo o que a natureza tem de melhor, nos preocupando tanto com a quantidade, como com a qualidade do que escolhemos para ingerir. Desta forma, conseguimos manter um corpo saudável em todos os sentidos.

É neste cenário que a palavra ‘caloria’ vem ganhando cada vez mais espaço em nosso dia a dia. Ela é considerada a inimiga número 1 quando o assunto é perda de peso e está totalmente aliada às palavras ‘quantidade’ e ‘qualidade, citadas acima. Mas o que será que está por trás dela?

Segundo a nutricionista Ana Cláudia Poletto, o termo calorias refere-se à quantidade de “energia” contida nos alimentos. “Os carboidratos, proteínas e lipídios nos fornecem diferentes quantidades de calorias, por exemplo. A quantidade de calorias diária ideal para cada pessoa varia, uma vez que este valor é influenciado pelo peso, nível de atividade, idade, sexo, idade e objetivo de cada um”, diz Ana Claudia.

Se o seu objetivo é emagrecer, contar calorias é importante, já que comer mais calorias do que gastamos e precisamos gera um déficit metabólico positivo e isto favorece o aumento de peso. Mas, segundo a nutricionista, conta-las ajuda, mas não resolve. “É preciso levar em conta também aspectos genéticos, hormonais e ambientais, como alimentação e atividade física. Todos eles estão envolvidos na perda de peso”, explica. O importante é sempre ter o acompanhamento de um profissional capacitado que possa fazer um programa nutricional específico para você de acordo com a sua necessidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

footer logo

Conheça o outro lado do empresário de sucesso. Aqui ele compartilha dicas de empreendedorismo e vida em equilíbrio para você encontrar a sua felicidade.


BUSCAR NO SITE