• pt-br
  • en
  • fr

    Tags:         

Com a chegada do outono, ficamos mais suscetíveis a infecções, principalmente as que atacam as vias aéreas – como a gripe, por exemplo. Isso porque, além de permanecermos mais tempo em locais fechados, onde há maior circulação de micro-organismos, o ar seco acaba por ressecar as mucosas do nariz e da boca, facilitando a atuação de vírus e bactérias.

Uma alimentação equilibrada traz grandes benefícios para que o nosso sistema imunológico se defenda contra as infecções comuns nessa época do ano. Existe uma série de itens que contribuem para o fortalecimento do corpo humano: carnes, queijos, peixes, ovos, verduras de cor verde escura (couve manteiga, brócolis e espinafre cozido), cenoura, batata doce, manga, mamão, frutas cítricas (laranja e limão), grãos, maçã, kiwi, oleaginosas (castanha do pará, castanha de caju, amêndoas, noz pecã), entre outros. Esses alimentos são fontes de imunonutrientes como zinco, as vitaminas A, B9, C e D, além dos aminoácidos glutamina e arginina.

É importante destacar que esses alimentos podem ser tranquilamente inseridos na rotina alimentar, sem restrições. Eleger frutas e sementes/oleaginosas como lanches é sempre uma excelente opção. Além disso, uma possibilidade para o desjejum é o acréscimo de suco com couve e laranja acompanhados de ovos mexidos.

Além de uma boa alimentação, o bom funcionamento do sistema imunológico também depende da prática regular de exercícios físicos, de ao menos oito horas de sono diárias, da ingestão diária adequada de água para hidratar nossas mucosas, do controle de estresse e da manutenção de hábitos simples de higiene pessoal, como lavar as mãos.

Todos esses aspectos estão ao nosso alcance. A saúde depende de nossas escolhas e de atitudes diárias.

Dra Ana Poletto é nutricionista clínica e Doutora em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

footer logo

Conheça o outro lado do empresário de sucesso. Aqui ele compartilha dicas de empreendedorismo e vida em equilíbrio para você encontrar a sua felicidade.


BUSCAR NO SITE