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Igor Carvalho

Atualmente, o elogio tem pouco espaço no ambiente corporativo. Em outras palavras, as lideranças elogiam pouco suas equipes. Mas reconhecer o esforço e dedicação de um funcionário pode motivá-lo a se desenvolver e se empenhar mais em suas atividades. “Por que não elogiar? Temos a cultura da humildade, é como se reconhecer algo bom não fosse algo permitido”, afirma o coach de carreira, Maurício Sampaio.

Na visão de Sampaio, as empresas precisam criar o hábito de elogiar. Ele cita estudos da área de desenvolvimento humano que apontam melhoras na performance e satisfação de profissionais que trabalham em empresas onde existe a cultura do elogio. O elogio estabelece uma relação de reciprocidade entre a equipe. “Ele faz com que a pessoa sinta-se bem e saiba que ela está no caminho certo”, diz.

Mas, como implementar o hábito de elogiar no dia a dia de trabalho? Um elogio, no contexto profissional, não deve ser dado sem critério. A psicóloga Rosa Alba de Bernhoeft explica que a importância de elogiar está no reconhecimento de uma atitude relacionada a uma ação concreta ou a um comportamento observável. “Elogios não são adjetivos aplicados às pessoas, mas, sim, em um conjunto de ações que tendem a ampliar a sua motivação”.

Segundo o palestrante e consultor em vendas José Ricardo Noronha, elogiar alguém da equipe deve ser uma ação genuína e legítima, além de trazer uma mensagem-chave. “É preciso deixar claro qual resultado obtido rendeu o elogio, para que as atitudes valorizadas pela empresa sejam reconhecidas e absorvidas.” Essa ação, segundo o consultor, reforça o senso de pertencimento da equipe, por isso deve ser percebida e compartilhada como algo bom para o todo. “As pessoas querem ter seu trabalho valorizado pelos líderes”, diz.

Para elogiar alguém da equipe, Sampaio propõe um cenário mais formal, durante um feedback, por exemplo, mas sem deixar de lado iniciativas menos protocolares. “Pode ser algo simples, um bilhetinho. É fácil! Não precisa de nenhuma ferramenta, além de um pedaço de papel e boa vontade”.

“Elogiar é uma forma de incentivar a manutenção ou o crescimento de aspectos positivos do indivíduo”, explica Rosa. Por outro lado, ao reconhecer um mérito, o líder não deve criar expectativas relacionadas a aumento de salário, por exemplo. “Um elogio não pode se constituir como uma promessa para qualquer tipo de recompensa”, alerta a psicóloga.

6 Comentários
  • SANDRA CAMPOS

    21 de julho de 2015 às 15:52

    Perfeito esse texto…. quem dera na empresa onde eu trabalho fosse dessa maneira… elogios nunca…. jamais… mas broncas são constantes… mesmo vc fazendo certo… isso desmotiva qualquer ser humano… gostei

    • José Ricardo Noronha

      1 de fevereiro de 2016 às 19:53

      Fico muito feliz que tenha gostado Sandra! Muitas vezes é preciso ter a coragem de tomar decisões mais drásticas e sair da zona de conforto. Talvez seja o seu momento de dizer adeus à sua empresa! Abraços! Zé

  • Daniel Ramos

    21 de julho de 2015 às 18:57

    Eu faço pelas pessoas mais não espero o mesmo delas. Eu faço por que me dar prazer em serve, facilitar e elogiar. Não espero medalha de ninguém quando acho que mereço eu mesmo condecoro-me

    • José Ricardo Noronha

      1 de fevereiro de 2016 às 19:54

      Estamos juntos Daniel! Parabenizar hoje e sempre e sem nada querer em troca! Abs. Zé

  • Arthur Kennedy Hermenegildo dos Santos

    6 de agosto de 2015 às 19:47

    Parabéns pelo texto, quando não percebemos isto nas instituições onde trabalhamos, a ação é nos tornarmos os primeiros agentes, comece por você, elogie seu colega quando perceber uma ação positiva, elogie seu líder, não apenas imagine que a obrigação em reconhecer é dele, somos todos humanos, essa ação é de todos!

    • José Ricardo Noronha

      1 de fevereiro de 2016 às 19:56

      Oi Arthur, é isso mesmo amigo! Como tão brilhantemente nos ensinou Gandhi: “seja você a mudança que quer ver no mundo”. Abraços! Zé

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