• pt-br
  • en
  • fr

   Tags:       -  1 -   Comment

Os relacionamentos que estabelecemos com as pessoas que trabalham conosco são uma parte importante do nosso cotidiano e afetam nossa saúde e bem-estar. Esses relacionamentos podem ser trabalhados de forma a trazer benefícios a nós mesmos e aos outros por meio do apoio mútuo. Para que as relações positivas aconteçam é necessário diminuir as barreiras que criamos em nossos relacionamentos e aprendermos formas de nos expressar para favorecer o amadurecimento dessas interações, inclusive no ambiente profissional.

Para construir relações positivas baseadas na confiança e no apoio mútuos, os líderes devem buscar sempre compartilhar os resultados e o reconhecimento pelo sucesso com o seu time. Estas simples ações fornecem uma base sólida para que o engajamento, o empenho e a performance possam florescer.

Em seus estudos, o psicólogo Kurt Levin concluiu que a produtividade e a eficiência de grupos e equipes estão relacionadas não apenas à competência de seus membros, mas, principalmente, à qualidade de suas relações interpessoais. Isso significa que quanto melhor for a dinâmica do time, aqui se inclui o líder, melhor será a relação entre seus integrantes e, consequentemente, melhores serão os resultados que esse time obtém.

Quanto o relacionamento do líder com o seu time é positivo, há uma percepção muito forte de estabilidade no grupo, que compartilha espontaneamente as tarefas e se dedica com motivação ao  trabalho. Essa boa dinâmica acaba se traduzindo em:

  • Mais eficiência e rapidez.
  • Menos conflitos, tensão e stress.
  • Mais comprometimento, união e espírito de equipe.
  • Mais sinergia, que pode ser definida como a soma de diferentes esforços visando atingir um objetivo comum.

Pesquisadores que estudaram o funcionamento de times de alta performance descobriram que as condições para o seu florescimento – bom funcionamento – eram geradas quando a comunicação do time era caracterizada pela positividade, isto é, quando os componentes da equipe expressavam apoio, encorajamento e apreciação.

Dicas da especialista

O líder positivo possui a habilidade de nutrir as características positivas de seus colaboradores, dando oportunidades para que eles alinhem suas atividades às suas forças e valores. Mesmo que você não atue como líder empresarial, o desenvolvimento dessa habilidade é essencial para a qualidade de seus relacionamentos pessoais e profissionais, bem como para sua evolução na carreira. E de que forma essa habilidade pode ser desenvolvida? Veja como estimular e promover relacionamentos positivos no seu time:

  1. Desenvolva emoções positivas. Segundo pesquisadores, as emoções positivas aumentam nos funcionários a capacidade de aprender e de elevar o potencial de crescimento da organização. Elas também elevam as capacidades individuais de pensar de modo otimista, resolver problemas, tomar decisões e encontrar soluções mais criativas, flexíveis e inovadoras. Eles dizem ainda que as emoções positivas predizem o sucesso de uma organização.
  1. Maximize o engajamento por meio de uma abordagem baseada nas forças. Com base em seus estudos, os pesquisadores Christopher Peterson e Martin Seligman, afirmam que, quando usamos nossas forças principais, adquirimos um senso de Ownership (de ser “dono”, de ser responsável por algo) e de autenticidade, uma rápida curva de aprendizado e as sensações positivas de entusiasmo e vitalidade.
  1. Desenvolva um senso de significado e propósito. A utilização das forças gera um senso de significado, e a formulação de objetivos alinhados a forças e valores gera um senso de propósito. Significado e propósito aumentam a motivação, o comprometimento e a satisfação.

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCoaching Training. Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania e master coach, é especialista em Governança Corporativa, Gestão Empresarial e Comunicação e Marketing. Fundou também o Institute of Positive Coaching Research (IPCR).  Atua como diretora educacional no grupo SBCoaching e é editora-chefe da Revista Científica Brasileira de Coaching.

1 Comentário
  • Elisabete Azevedo

    10 de outubro de 2016 às 11:47

    Excelente este texto. A maior parte do nosso tempo vivemos no ambiente de trabalho e é imprescindível o bom e positivo relacionamento, que levamos para nossa vida afora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

footer logo

Conheça o outro lado do empresário de sucesso. Aqui ele compartilha dicas de empreendedorismo e vida em equilíbrio para você encontrar a sua felicidade.


BUSCAR NO SITE