Tags:           -   

Você não tem grandes ganhos profissionais há muito tempo? Seus colaboradores não têm iniciativa e você não os motiva a ter? Não tem ânimo para empreender novas ideias e atitudes? Não incentiva sua equipe a alcançar resultados acima da expectativa? Alerta: você está na zona de conforto e pode estar levando seu time para o mesmo caminho!

Fatores pessoais ou externos interferem em nossas ações e atitudes. Podem nos levar a agir de forma confortável e seguir direções mais fáceis, que dificilmente nos levarão a atingir nossas metas de vida e carreira. Por isso, muitas pessoas preferem seguir pelo caminho seguro e previsível. É o seu caso? Cuidado: a zona de conforto, de confortável, não tem nada!

Você está disposto a livrar-se dos velhos hábitos, sair do automático e se transformar em um verdadeiro líder? Confira cinco atitudes para livrar-se da zona de conforto:

  1. Estipule metas e planeje meios concretos para alcançá-las.
  2. Lute para ter êxito, mas saiba encarar as falhas de cabeça erguida.
  3. Enfrente a frustação, ela é assustadora, mas não é invencível.
  4. Compreenda seus maiores medos e encontre forças para desafiá-los gradualmente.
  5. Desafie e motive seu time a sair da zona de conforto coletiva.

A quinta atitude merece uma dose extra de atenção, pois envolve tirar seus colaboradores da zona de conforto. E, como líder, seu sucesso depende diretamente da alta performance de sua equipe. Para ser bem-sucedido nessa missão, você deve investir em dois ingredientes: desafio e motivação.

  1. Motivação: Muitas vezes, o colaborador não se empenha em pensar fora da caixa e tomar iniciativas para obter resultados mais atraentes para empresa por não associar o sucesso organizacional aos seus respectivos crescimentos pessoal e profissional. Contenta-se em fazer somente o que lhe foi imposto, visando apenas receber o salário no final do mês e manter o emprego estável. Assim, fica estagnado em áreas confortáveis. Cabe a você, líder, motivar seus colaboradores a pensar grande e lutar por novas conquistas, mostrando-lhes os ganhos gerados pela alta produtividade da equipe e da empresa.
  1. Desafios: Para motivar seus profissionais, é preciso lançar desafios que lhes tirem da zona de conforto, que serviam de combustível para a alta produtividade e excelente desempenho no trabalho. É o seu momento de pensar fora da caixa e estabelecer desafios estratégicos e engajadores. Use sua sensibilidade no momento de propor desafios –  muitas pessoas têm medo de ficar cara a cara com a adrenalina – e os aumente gradativamente conforme os resultados obtidos.

A zona de conforto é um estado comportamental em que o nível de ansiedade do profissional é tolerável.  Ela está entre a zona de perigo – onde a ansiedade é muito alta – e a zona de excelência – em que a ansiedade aumenta em resposta a novos desafios.

Considerando que sair do estado de estagnação implica em assumir riscos e estar aberto a mudanças, a quinta atitude – motivar e desafiar a equipe – também está atrelada ao aumento de stress. Você percebe a importância de utilizar os desafios e a motivação na dose certa?

Ao enfrentarmos maiores desafios, é comum que o nosso nível de stress e, consequentemente, de ansiedade aumente, fator fundamental para chegarmos à zona de excelência. Porém, para o time não cair na zona de perigo, esse processo deve ocorrer gradualmente, pois nem todos os profissionais estão preparados para mudanças repentinas.

Tirar a equipe da zona de conforto e livrar-se de vez desse mal que afeta seu desempenho como líder, requer habilidades, forças e competências de liderança que podem ser potencializadas por meio do coaching. Juntos, você e seu time sairão da zona de conforto e chegarão à zona de excelência.

Villela da Matta escreve mensalmente para o Site Abilio Diniz. É fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e vice-presidente da SBCoaching Empresas, organização que oferece ao mundo corporativo soluções de alta performance.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

footer logo

Conheça o outro lado do empresário de sucesso. Aqui ele compartilha dicas de empreendedorismo e vida em equilíbrio para você encontrar a sua felicidade.


BUSCAR NO SITE