• pt-br
  • en
  • fr

   Tags:       -  3 -   Comentários

Nancy Campos

“A humildade é saber ouvir, ter vontade de aprender, de sempre querer saber mais, pois você nunca sabe tudo”, costuma dizer o empresário Abilio Diniz. Humildade e aprendizado caminham juntos, segundo o consultor Fernando Jucá, autor do livro Expertise em Aprender.

“O executivo com expertise em aprender tem a humildade de descortinar novas oportunidades de aprendizado e é capaz de traçar objetivos de evolução. Ele cria novas experiências e pensa sobre elas, transformando o que viveu em práticas positivas, iniciando depois novos ciclos de aprendizado”, afirma.

Jucá analisou como os melhores profissionais aprendem e, consequentemente, apresentam desempenho superior e impulsionam as suas empresas. “A agressividade que muitas vezes caracteriza a competição da vida executiva, somada a culturas empresariais que punem impiedosamente o erro, ajudam a moldar uma casca arrogante, que pode matar qualquer iniciativa de desenvolvimento. O aprendizado, na verdade, é impossível sem a humildade, ou seja, a capacidade sincera e madura de enxergar oportunidade de desenvolvimento em si mesmo”, observa.

Sócio da consultoria Atingire, Jucá esclarece que a humildade na vida corporativa não é manter uma atitude subserviente, mas “reconhecer que nenhuma árvore sozinha se basta, ela deve estar constantemente bebendo de novos objetivos de aprendizado para nutrir seu crescimento”.

Para liderar, é preciso ter o que ele chama de autoconfiança humilde. “Ter  autoconfiança é fundamental, porque ela energiza, mobiliza e inspira. Mas o excesso de autoconfiança pode cegar”, alerta.

Para quem alega que, no dia a dia, falta tempo para fazer cursos ou dedicar-se a atividades de lazer que gerem conhecimentos, o consultor afirma que toda oportunidade deve ser levada em consideração para aprender: conversas relevantes com pessoas da equipe, novos desafios profissionais, ler, ir ao cinema e até mesmo refletir sobre o que ocorreu no dia.

Os profissionais só não podem se acomodar. “O escritor Guimarães Rosa, já nos alertava para a consequência da acomodação: ‘o animal satisfeito, dorme…’. Que perigo!”, conclui Jucá.

3 Comentários
  • Agostinho Iarito Sato

    9 de maio de 2014 às 18:24

    Ninguém nasce sabendo. O importante é aprender sempre. Até porque, o mundo gira e no girar do mundo as coisas acontecem e se renovam.

  • Carmen

    10 de maio de 2014 às 23:47

    Humildade é muito forte no ser humano,espero um dia conseguir me aproximar.

  • Descomplica

    15 de março de 2016 às 18:18

    Olá, tudo bem?

    Amei blog.

    Cumprimentos!

    Amanda no descomplica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

footer logo

Conheça o outro lado do empresário de sucesso. Aqui ele compartilha dicas de empreendedorismo e vida em equilíbrio para você encontrar a sua felicidade.


BUSCAR NO SITE