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Toda empresa que almeja o sucesso deve primar pela confiança entre seus líderes e liderados. Como descreve o artigo do portal Harvard Business Review, quando não há confiança, a comunicação, o trabalho em equipe e o desempenho sofrem sérias consequências.

Autora do artigo, Carolyn O’Hara afirma que funcionários são mais propensos a cumprir metas estabelecidas por um líder no qual confiam. Portanto, como gestor, você deve reforçar constantemente a sua confiabilidade. Veja como:

Seja transparente e honesto: compartilhe o máximo de informações que puder sobre o atual status e os objetivos da sua empresa. Caso contrário, você terá sempre que lutar contra a “fábrica interna de boatos”, pois no caso de lacuna de informação, os funcionários irão preenchê-la e isso nem sempre ocorre de forma positiva. Parte da transparência envolve também ter a integridade para dizer a verdade, mesmo que você tenha que ser o portador de más notícias.

Incentive em vez de comandar: os funcionários sabem a diferença entre receber ordens e receber incentivos. Um bom líder deve motivar sua equipe a fazer o que precisa ser feito. Quando os funcionários se sentem capacitados para ter sucesso e acreditam que os objetivos da empresa estão alinhados com os seus próprios objetivos, eles trabalham melhor. Além disso, as pessoas confiarão em você se você confiar nelas.

Assuma a culpa, mas dê crédito: uma boa maneira de manter a equipe motivada e conquistar a confiança é dar crédito. Isso reforça a sensação de que elas estão trabalhando em direção a objetivos comuns, em vez de simplesmente cumprir uma agenda pessoal com o chefe. Além disso, o bom líder também deve reconhecer sua responsabilidade diante das circunstâncias. Em vez de lançar a culpa por demissões ou lucros baixos, por exemplo, saliente que é a empresa – e sua própria atuação – que precisam melhorar. As regras usadas para você não são diferentes das que são aplicadas aos outros na organização. 

Não tenha favoritos: se há uma maneira infalível para perder a confiança é escolhendo favoritos na empresa. Sempre que há favoritismo, as pessoas percebem. Se você favorece o(s) mesmo(s) funcionários tudo o mais que você fizer para estabelecer a confiança será prejudicado.

Mostre competência: se você não é bom no que faz, pode esquecer sobre como ganhar a confiança dos funcionários. Mesmo que todos gostem de você, você tem que ser competente para ser confiável. Isso significa ter uma atualização regular de suas habilidades. Deve-se também evitar ser um especialista em todas as coisas. Se você tiver a humildade de fazer perguntas e expressar vontade de aprender, mesmo sendo o gestor, você trabalhará de forma mais inteligente – e seus funcionários também. Afinal, nós podemos produzir muito mais aliando nossas experiências com o trabalho em equipe do que sozinhos.

Fonte: Hbr.org

14 Comentários
  • Ivo Maia

    24 de fevereiro de 2015 às 10:17

    bom dia!!!
    Abilio sou muito seu fã, leio seus artigos semanalmente e já li sua biografia também.
    Me inspiro em você pra encarar minhas rotinas!!!
    Parabéns por seu sucesso!!!
    Nada mais do que merecido, pois vc tem uma capacidade diferenciada!!!!
    Grande Abraço

  • Junior Oliveira

    24 de fevereiro de 2015 às 10:21

    Fantástico

  • Angelo Máximo

    24 de fevereiro de 2015 às 10:33

    Já trabalhei no grupo Pão de Açúcar aprendi muito!

  • Éder Bezerra

    24 de fevereiro de 2015 às 10:37

    Sigo esses princípios, e fico feliz em saber que são recomendados por um grande gestor de pessoas como Abilio Diniz. Aprendo isso a cada dia, desde que comecei a gerir e a ser “gerido” a 15 anos, quando simultaneamente ingressei no militarismo com a mais baixa patente, e me tornei também coordenador de uma equipe que varia entre 150 e 200 pessoas em um grande congresso de Atividade Física. Se colocar no lugar dos integrantes da equipe acredito que seja uma frase que resume boa parte dessas atitudes.

  • dalva da luz

    24 de fevereiro de 2015 às 12:47

    EU ERA CABELEREIRA E FUI COMVIDADA PELO DIRETOR PROPRIETARIO DA EMPRESA QUE ESTOU JA FIZ MUITAS COISAS AQUI HJ SOU GERENTE ADM,E ME SINTO MUITO LIJONGEADA TIVE QUE ESTUDAR MUITO E AINDA ESTUDO TENHO 60 ANOS, E UMA VONTADE ENORME DE APRENDER CADA VEZ MAIS, POR ISSO TUDO QUE ABILIO DINIZ PUBLICA EU LEIO E ADMIRO , OBRIGADA ABILIO DINIZ SOU SUA FA

  • Paulo Machado

    24 de fevereiro de 2015 às 14:13

    Sou profissional de vendas a mais 15 anos, obtive muito aprendizado e conquistas com os Cases de sucesso de Abilio Diniz, hoje encontro-me disponível para o mercado, porém sempre tomando as lições do mestre, obrigado

  • angela guimaraes

    24 de fevereiro de 2015 às 15:52

    muito bom texto.

  • Rian Augusto

    24 de fevereiro de 2015 às 17:43

    Olá, hoje sou um dos milhares de funcionários da BRF! Atualmente promotor de vendas, mas com o objetivo e a capacidade para um vendedor. Um homem com a história como a sua, me incentiva mais e mais para seguir em busca de meus objetivos.

  • Renato dos Santos

    24 de fevereiro de 2015 às 18:18

    Tive,a oportunidade de lê, à autobiografia,do Abílio Diniz,excelente obra
    que,demonstra,toda sua,trajetória, que,o
    o mesmo,muito dedicação, e perseverança, alcança, todos seus objetivos,almejados;sonhos,que se tornam ralidadades.
    Apresenta,também toda,sua disciplina, voltada,para,a atividade física, e vigor interior.
    Um bom,gestor,como o próprio, Abílio, tem que expor, seus ideais.E não impor metas, aos seus funcionários.
    Aproximando todo,seu grupo,através do, bom diálogo, e um pleno,crescimento interpessoal.
    Incentivando um bom,relaciomento do elenco,através, da inteligência emocional.
    Atenciosamente:Renato Dos Santos

  • Renato dos santos

    24 de fevereiro de 2015 às 18:58

    Tive,o privilégio de,lê à autobiografia,do Abílio de Diniz,transcorrendo sua,trajetória, de vida.Fascinante obra,literária.
    Mostrou, também através de sua obra,toda sua dedicação, voltada a atividade física, e vigor mental.
    Um bom gestor,tem que expor suas idéias,para um crescimento cognitivo,e emocional,do grupo.Para o um,amplo aproveitamento,interpessoal…
    Um bom,líder aproxima,seus funcionários,através de um,bom diálogo;possibilitando oportunidades de novos,horizontes de especialização, e sabedoria do próprio elenco,empresarial.
    Atenciosamente: Renato dos Santos

  • Eduardo

    25 de fevereiro de 2015 às 08:57

    Muito bom!!!a cada dia tento absorver o máximo de informações de pessoas bem sucedidas mentalmente, pois acredito que o sucesso não pode ser visto somente no financeiro e sim como um todo, mental, familiar, financeiro etc…obrigado Abílio Diniz

  • Flávio Mendes

    25 de fevereiro de 2015 às 18:58

    Olá srs.

    Fui funcionário do Abílio por 16 anos, e em todos os momentos em que ele visitava suas lojas ou nos recebiam em reuniões anuais, era o mesmo tratamento por igual, desde a diretoria até os operacionais sem desigualdade. O Abílio tem um espírito positivo, e com a sua simplicidade, humildade, foco, determinação e garra, inspirou e inspira muitos. Carrego comigo uma frase que ouvi dele em uma de nossas reuniões anuais “Hoje terei que ser melhor que ontem, e amanhã terei que ser melhor que hoje, só assim conseguirei atingir os meus resultados/objetivos e chegar onde quero chegar”.
    Esse Abílio é o cara…

  • Regivam marcos (Teresina-Pi)

    6 de março de 2015 às 14:51

    Sem sombras de dúvidas o sr.Abílio DIniz é um homem realizado em sua vida,e serve de referência para todos nós,tanto na vida pessoal como na de empreendedor, só temos a agradecer por tudo que ele faz pelo Brasil. Muitíssimo obrigado e um grandioso abraço, e que DEUS esteja sempre iluminando sua vida.

  • Cristiany

    14 de julho de 2015 às 22:29

    Espetacular …..

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