• pt-br
  • en
  • fr

   Tags:     -  2 -   Comentários

Desde cedo somos desafiados a desenvolver habilidades que nos leve ao sucesso, seja na escola, no esporte, na vida pessoal ou profissional. Mas, quais são as aptidões que realmente precisamos desenvolver? O portal Business Insider, elenca algumas competências fundamentais, de acordo com pesquisas da psicóloga Susan Engel.

  1. Leitura: “Isto significa ter a capacidade de ler um ensaio ou livro e entender bem o suficiente para usar a informação de modo prático ou de falar sobre isso com outra pessoa.”, afirma Engel. Em outras palavras, você lê e aplica o que aprendeu? Compartilha o conhecimento com os outros? De acordo com a especialista, essa empatia pode ajudá-lo a ser um melhor chefe.
  1. Pensamento flexível e uso de evidências: às vezes ficamos tão focados na solução que achamos certa que nos esquecemos dos muitos ângulos possíveis para analisar cada dificuldade. Diante de qualquer problema, você olha para todos os lados de suas decisões? Você dá importância para as evidências ou as rejeita por irem na contramão do que você julgava ser o caminho correto? Quando você encontra novos elementos é necessário ser flexível e mudar o curso da ação.
  1. Colaboração: você está trabalhando em conjunto com os outros ou simplesmente está delegando? Algumas pessoas são colaboradoras natas e outras preferem trabalhar sozinhas. Embora a ideia de gênio solitário seja atraente, você se encontrará em melhor situação se trabalhar de modo colaborativo.
  1. Comprometimento: quão bem sucedido você se sai em um projeto que não gosta? Não muito, certo? Você tem interesse suficiente para se comprometer com o trabalho que está fazendo? E sua equipe? Você está certificando-se que o envolvimento dos funcionários está em sua lista de prioridades? Porque o sucesso da sua empresa não depende apenas de seu comprometimento, como também do empenho de seus funcionários.
  1. Bem-estar: lembre-se, você é um ser humano e seus funcionários também. É importante saber se você e eles estão felizes. Se você não está feliz, é hora de tomar alguma atitude. Se as coisas não estão dando certo, você pode mudar o que está fazendo. Você pode escolher melhor seus amigos, seu trabalho, seu caminho para chegar ao trabalho, o que você lê, o que você vê na televisão, etc. Se você não está em um estado de felicidade, o melhor a fazer é começar a mudar.

Fonte: Business Insider

2 Comentários
  • flavenio de carvalho

    30 de março de 2015 às 01:30

    O que é preciso para mudar o cenário vicioso atual onde a verdadeira competência é creditada aos incompetentes funcionais , causando perda de tempo e muito dinheiro para a empresas. Eu sei que o Abílio é muito ocupado para responder, porém, gostaria muito de saber sua opinião em relação ao processo letárgico que os grandes grupos empresarias amargam com a falta de energia profissional produtiva e desempenho excelente.

  • GLIFSON MAGALHÃES

    23 de abril de 2015 às 13:23

    Sou fã destas competências. Procuro estar sempre cercado de pessoas que me complementem e pactuem comigo destas. No final das contas, ter bom senso é fundamental para saber usá-las.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

footer logo

Conheça o outro lado do empresário de sucesso. Aqui ele compartilha dicas de empreendedorismo e vida em equilíbrio para você encontrar a sua felicidade.


BUSCAR NO SITE