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Feedback significa retroalimentação. No mundo corporativo, é um instrumento essencial de liderança para uma comunicação voltada ao desenvolvimento e ao aumento de resultados. Um líder que quer aumentar o desempenho do seu time tem que saber como influenciá-lo com sua liderança e extrair o melhor de cada indivíduo.

Um profissional sem feedback não sabe se está fazendo um bom trabalho, não se sente reconhecido e valorizado, perdendo, assim, sua motivação. Uma pesquisa do Instituto Gallup aponta que de 54% a 66% dos profissionais não estão engajados, de 11% a 17% estão ativamente desengajados e apenas 22% a 27% estão realmente engajados com o seu trabalho.

Mesmo diante desta crise de desengajamento, uma pesquisa feita para o livro The Power of Feedback aponta que 46% dos entrevistados não recebiam um bom feedback regularmente. Uma maneira de combater isso é por meio de uma comunicação efetiva. Existem três formas importantes de feedback:

1) Feedback Apreciativo: são elogios, focando nas realizações do funcionário, fortalecendo a autoestima, o senso de pertencer a um time e de valor para a corporação, confiança nas habilidades e competências. As dicas para um bom feedback apreciativo são: foque na identidade, faça em público, elogie o esforço e os resultados, ressalte as forças e características únicas do individuo, seja sincero. 2) Feedback Corretivo: são orientações assertivas que focam no que é necessário corrigir ou mudar. Fortalecem o senso de responsabilidade por erros e suas consequências, confiança no aprendizado e melhoria contínua. As dicas para um bom feedback corretivo são: foque no comportamento, faça individualmente, apresente o fato, o impacto e as consequências e solicite uma solução. 3) Feedback Regular: são comunicações mais frequentes, é o retorno que o líder precisa dar ao funcionário para que este siga a rota, fortalece a lealdade para com o líder, assim como o desafio constante de melhoria. As dicas para um bom feedback regular são: apresente o que foi feito corretamente; apresente as melhorias ou desafios; de forma geral elogie o esforço e resultado final.

Para um gestor, é importante lembrar que o feedback deve ser um diálogo no qual o funcionário deve estar confortável para expor suas dúvidas e dificuldades. É preciso discutir e orientar tarefas, criando um plano para atingir os objetivos desejados. Tendo a certeza de que as informações foram entendidas, um líder pode criar um caminho seguro para o crescimento profissional da pessoa, da equipe e da própria empresa.

Flora Victoria escreve mensalmente para o Portal Abilio Diniz. É fundadora e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, além de ser presidente da SBCoaching Empresas, organização que oferece ao mundo corporativo soluções de alta performance.

1 Comentário
  • Maria aparecida Rodrigues

    5 de setembro de 2014 às 00:51

    Muito estrutivo e motivador…

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