• pt-br
  • en
  • fr

   Tags:       -   

Guilherme Torrezani

O cenário econômico brasileiro é extremamente complexo e difícil para diversos setores da sociedade. É nessa hora que o trabalhador busca alternativas em meio ao fechamento de mais de 300 mil vagas em empregos formais no primeiro trimestre de 2016, segundo dados do Ministério do Trabalho.

Essa é uma das razões que motivam as pessoas a empreenderem cada vez mais. “Em épocas de dificuldades, notamos que o empreendedorismo por necessidade cresce. As pessoas que perdem seu emprego procuram montar um negócio para sobreviver. A porta que pode levar ao aquecimento da economia é a dos pequenos negócios”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

De cada dez brasileiros, quatro já possuem ou estão envolvidos com a criação de uma empresa. É o que revela a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada pelo Sebrae. Em 2015, a taxa de empreendedorismo no Brasil foi de 39,3%, o maior índice dos últimos 14 anos e quase o dobro do registrado em 2002, quando a taxa era de 20,9%.

Com isso, as micro e pequenas empresas foram as únicas com saldo positivo na geração de empregos no primeiro mês deste ano. De acordo com o Sebrae, em janeiro de 2016 os pequenos negócios geraram 11,6 mil novas vagas de trabalho. Já as empresas de médio e grande porte demitiram mais de 111 mil pessoas.

Para empreender, são necessários coragem e planejamento. O empresário e CEO da Gocil, Washington Cinel, explica que é necessário ter clareza ao tomar uma decisão como essa, em especial em tempos de crise, a fim de que o novo empreendedor não se perca diante de dificuldades. “Esteja ciente dos problemas que está passando. Faça o que for necessário para resolver e encare as dificuldades de frente”, ressaltou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

footer logo

Conheça o outro lado do empresário de sucesso. Aqui ele compartilha dicas de empreendedorismo e vida em equilíbrio para você encontrar a sua felicidade.


BUSCAR NO SITE