• pt-br
  • en
  • fr

   Tags:           -   

Resultados em tempo real é uma expressão que se originou na ciência da computação. É uma referência a programas que devem garantir uma resposta dentro de um limite de tempo específico – ou seja, dentro de um prazo ou deadline. Um sistema é em tempo real quando performa não apenas de modo correto, mas de modo correto e no prazo certo. Transposto para o mundo organizacional, o significado dessa expressão é evidente: trata-se de obter resultados, ou de atingir um determinado objetivo, no prazo estipulado. Como bem sabemos, cumprir prazos – ou não cumpri-los – é algo que afeta uma série de aspectos cruciais da empresa: produtividade, custos, competitividade, lucratividade e até a capacidade de inovação (na hora de lançar um novo produto, demorou, dançou – o concorrente lança antes). Assim, o profissional de alta performance sabe que o resultado em tempo real não é exigência de um patrão cruel – é exigência para sobreviver no mercado.

 

Dito isso, resta saber: como se obtém resultados em tempo real? Em uma empresa, resultados em tempo real são obtidos mediante um esforço empreendido por ambas as partes: organização e funcionários. Por parte da organização, o esforço implica, principalmente, em prover desafios, processos e recursos. Desafios atuam como estímulos para o crescimento e a alta performance: funcionários que não são estimulados, ou se acomodam, ou vão embora. Processos são imprescindíveis para garantir um fluxo de trabalho ágil e otimizado – quem já tentou lançar um produto em uma empresa cujo processo de comunicação interna é deficiente sabe bem do que estou falando. Quanto aos recursos, trata-se de tudo o que a organização deve prover a fim de garantir condições de trabalho adequadas e o desenvolvimento de seu capital humano. E aqui não preciso me estender muito, já que se trata de uma questão de lógica: quanto mais você desafiar sua equipe, mais preparada ela deve estar para responder aos desafios.

 

Por parte dos funcionários, o esforço deve ser pautado pelo foco e sustentado pela autodisciplina. Esses dois elementos são fundamentais. Foco nas prioridades significa que você sabe organizar seu tempo e direcionar sua atenção e empenho para tudo aquilo que é importante para o cumprimento do seu deadline. Isso muitas vezes implica deixar em segundo plano atividades que você gosta e que lhe são prazerosas, mas não são necessárias para que você atinja seu objetivo – e é exatamente aí que entra a autodisciplina. Nesse ponto, podemos perceber claramente por que nem todo o mundo obtém resultados em tempo real, e por que as pessoas que conseguem são, em geral, valorizadas e bem-sucedidas. Em muitos momentos será necessário abrir mão de um prazer imediato (por exemplo, trocar a happy hour pela hora extra) para alcançar um benefício maior e mais duradouro em médio ou longo prazo (por exemplo, obter promoção e aumento salarial em reconhecimento ao seu bom desempenho). Contudo, a capacidade de fazer essa troca é uma das definições de força de vontade. Exercitá-la é premissa para obter resultados em tempo real.

 

 

 Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do País, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedes-Benz, Deutsche Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil. Publicou os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

footer logo

Conheça o outro lado do empresário de sucesso. Aqui ele compartilha dicas de empreendedorismo e vida em equilíbrio para você encontrar a sua felicidade.


BUSCAR NO SITE