• pt-br
  • en
  • fr

   Tags:           -   

Ser líder é muito mais do que obter uma posição de liderança. O verdadeiro líder é aquele capaz de conquistar o respeito e a admiração de seus seguidores e de inspirá-los a ponto de fazer com que eles deem o melhor de si mesmos para alcançar objetivos em comum. As grandes questões são: o que faz com que um líder seja admirado? Quais são as forças ou atributos que o levam a exercer uma influência positiva e inspiradora, capaz de mobilizar os corações e as mentes das pessoas?

 

Ninguém melhor para responder a essas perguntas do que os próprios seguidores. Partindo dessa premissa, o Instituto Gallup pôs-se a campo e entrevistou mais de 10 mil seguidores ao redor do planeta. O objetivo era saber por que eles seguiram – ou seguem – o líder mais influente em suas vidas. Afinal, conforme observam Tom Rath e Barry Conchie, no livro Strengths Based Leadeship, “você é um líder somente se outras pessoas o seguirem. Líderes são tão fortes quanto as conexões que eles formam com cada indivíduo sob sua liderança, tenham eles um único seguidor ou um milhão”.

 

Desse grande esforço que consumiu três anos de pesquisas em todo o mundo, quatro forças emergiram como aquelas que os seguidores mais desejam e necessitam encontrar em um líder. São elas a confiança, a compaixão, a estabilidade e a esperança.

 

Confiança

A chave para inspirar confiança é sempre a mesma: respeitar sua própria palavra, preservar a coerência entre o que você diz e o que você faz e manter suas promessas. Pesquisas do Gallup sobre confiança no líder também indicam que esse é um fator essencial para o engajamento no trabalho. As chances de um funcionário se engajar quando ele não confia no líder são de apenas 1 em 12. Esse número muda para 1 em 2 quando o funcionário confia em seu líder.

 

Compaixão

Preocupar-se – e demonstrar preocupação – pelo bem-estar das pessoas que trabalham com você é o que define a compaixão sob o ponto de vista da liderança. O Instituto Gallup perguntou a mais de 10 milhões de indivíduos se eles concordavam com a afirmação “meu supervisor, ou alguém em meu trabalho, parece se preocupar comigo enquanto pessoa”. O resultado foi surpreendente. As pessoas que concordaram com essa afirmação mostraram-se mais propensas a permanecer em seu trabalho, mais engajadas com seus clientes, mas produtivas e geravam mais lucro para a organização.

 

Estabilidade

Seus seguidores precisam saber que seus valores são sólidos, e que eles sempre poderão contar com seu apoio e com sua atitude firme nos momentos difíceis. Os valores, que são um assunto tão central no coaching, mostram não apenas quem você é, mas quem você vai ser nas horas de dificuldades. Aos líderes empresariais cabe manter suas organizações estáveis em um país instável, e isso envolve desde a qualidade dos relacionamentos com os funcionários até a saúde da empresa – segundo o Gallup, colaboradores que confiam no futuro financeiro de sua organização possuem uma tendência nove vezes maior de serem engajados do que aqueles que não confiam.

 

Esperança

Pesquisas realizadas pelo Instituto Gallup indicam que, entre os colaboradores que concordam com a afirmação segundo a qual os líderes os fazem sentir-se entusiasmados em relação ao futuro, o nível de engajamento é de 69%. Entre os que não concordam, o engajamento cai para apenas 1%. Acreditar que as coisas serão melhores no futuro é um poderoso motivador, dizem Rath e Conchie. É isso que nos ajuda a enxergar com clareza em meio ao caos, e a perseguirmos nossos objetivos com fé e determinação. O que poderia ser mais poderoso e transformador do que isso, no atual momento em que vivemos?

 

***

 

Flora Victoria é presidente da SBCOACHING Training e diretora educacional do SBCOACHING Group. Mestre em psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia, é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país – seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo. Trainer com ampla experiência, já atuou na formação de mais de 25 mil coaches.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

footer logo

Conheça o outro lado do empresário de sucesso. Aqui ele compartilha dicas de empreendedorismo e vida em equilíbrio para você encontrar a sua felicidade.


BUSCAR NO SITE