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Cada pessoa tem uma forma particular de trabalhar. Enquanto uns ficam o tempo inteiro debruçados em suas mesas, há outros que fazem pequenas pausas durante o dia. Existem ainda os que lidam melhor com prazos estabelecidos, enquanto alguns procrastinam e deixam tudo para a última hora.

Independentemente de qual seja sua função e como você encara seu trabalho, para alcançar o resultado é preciso encontrar meios inteligentes de trabalhar. Em artigo para o portal Business Insider, o colaborador Faisal Hoque lista algumas técnicas para isso. Confira:

  1. Estabeleça objetivos de curto prazo: em longo prazo uma meta pode incluir o desenvolvimento, a comercialização e validação de ofertas de mercado. Mas, seu primeiro objetivo nos próximos 30 dias pode incidir exclusivamente sobre a definição do objetivo, público e o uso do produto. É tentador se concentrar em muitos objetivos ao mesmo tempo. À medida que desenvolvemos nossas técnicas e disciplinas pessoais, nos permitimos assumir outras atividades que, ao longo do dia, podem minar a motivação e a produtividade.
  1. Trabalhe no seu próprio ciclo: nossos corpos funcionam em ciclos. Há momentos do dia que somos mais produtivos, bem como há períodos que estamos completamente cansados. A maneira mais eficaz de permanecer produtivo é aprender como funciona o seu ciclo. Quais horas do dia você acha que vai completar o maior número de tarefas e quais aqueles momentos em que tudo o que você pode pensar é fazer uma pausa?Estudos mostram que, em média, nosso cérebro é capaz de manter foco durante 90 minutos. Neste instante, precisamos de pelo menos alguns minutos de descanso. Ao fazer estas pausas, permitimos que nossas mentes e corpos mantenham-se atualizados e prontos para um novo ciclo de alta atividade de 90 minutos.
  1. Atinja pequenas metas todos os dias: defina prioridades para o início do dia na noite anterior com base na importância dos objetivos e na perspectiva de conclusão. Se quisermos ser produtivos, precisamos gastar nosso tempo de trabalho para a realização de objetivos menores a partir de pequenas tarefas. Definir pequenas metas nos oferece reforço positivo quando alcançadas, afinal é sempre bom saber que está realizando algo. Isso ajuda a manter-se motivado a trabalhar em direção a seus maiores objetivos.
  1. Saiba para onde vai o seu tempo: aqui, a questão mais importante é: “Estou usando o meu tempo da melhor maneira possível?” Existem diversas atividades que podem facilmente ocupar grande quantidade de tempo na nossa programação diária. Se essas atividades não estão produzindo nada tangível e, em vez disso, desperdiçam o tempo, então talvez seja melhor rever suas prioridades. Ao comparar horas gastas com os resultados, você verá se está usando sua mente da melhor maneira possível. Organizar o tempo se resume em expressar as prioridades e ser capaz de dizer não quando necessário.
  1. Estabeleça uma rotina: a repetição é a melhor forma de desenvolver bons hábitos em nossa vida, optando por fazer a coisa certa mesmo quando não sentimos vontade de fazer isso. Ser produtivo requer habilidades e isso pode ser adquirido com a prática repetida de forma disciplinada.
  1. Mais não é indicativo de melhor: em uma base diária, não tente realizar mais do que três tarefas principais; ter mais de três reuniões em um dia e concentrar-se em vários projetos. Ser oprimido com muitas demandas ao mesmo tempo é uma escolha. Aprender como e o que gerenciar é algo que precisamos trabalhar continuamente a fim de se desenvolver o hábito de ser produtivo a cada dia.

Fonte: Business Insider

22 Comentários
  • BRENDA ARAÚJO

    17 de abril de 2015 às 09:34

    Prezado Sr. Abílio muito obrigada por compartilhar suas experiências e ser generoso fornecendo verdadeiras aulas para quem busca capacitação e aperfeiçoamento no ambiente de trabalho. Sou uma admiradora da sua estória, gestão e valores de suas empresas. Deus abençoe o senhor e sua família.

  • Antonio Lenduarte

    21 de abril de 2015 às 21:13

    Simplesmente fantástico, eu sempre me recusei a ler essas modalidades de publicações pois sempre caímos na mesmice e não encontramos textos com algo de fato aplicável. Hoje por acaso visitando o blog de F&A encontrei uma publicação em que era citado Abilio Diniz ao pesquisar no google fui direcionado ao seu site que muito longe de muitos outros por mim visitados ate agora, apresenta textos de direcionamento profissional contundentes e esclarecedores.

    Parabéns…

  • Amilton Amaral Couto

    22 de abril de 2015 às 16:21

    Parabéns!!! Colocarei em prática.

  • leandro

    22 de abril de 2015 às 17:31

    Vou colocar em prática.

  • Deivid Dias

    22 de abril de 2015 às 18:39

    Muito boa a matéria. Muito construtiva.

  • Marcelo lopes

    22 de abril de 2015 às 19:39

    Isso vai me ajudar muito. Vou por em pratica

  • CELSO SOTTILE

    22 de abril de 2015 às 19:54

    Ter em mãos um levantamento preciso com os dados sobre a performance ou produção anterior.
    Estabelecer as metas em função de sua análise sobre os dados acima versus seus recursos (materiais e humanos) e ferramentas disponíveis. Envolver e motivar os colaboradores. Lançar desafios.
    Coletar rotineiramente dados (vários níveis) sobre os resultados da equipe, compara-los às metas traçadas e tabular / fazer estatísticas / comparações / novas projeções.
    Informar, compartilhar dados, dar feedback, avaliar com a equipe.
    Celebrar, retribuir, premiar. Faturar.

  • Ronaldo Honorio da Silva

    22 de abril de 2015 às 19:54

    Espero colocar minha situacao profissional em dia com essas dicas

  • Erasmo Lima

    22 de abril de 2015 às 21:19

    Material legal de bom conteúdo.

  • eleodecio canuto

    22 de abril de 2015 às 21:34

    Muitos boas,estas tecnicas e muito fundamentais pra por em praticas,em nossos dia a dias.Tanto na vida.quando no meio empresarial.

  • laurenilcy pinheiro ribeiro

    23 de abril de 2015 às 00:46

    Gostei da informação.

  • Marcos Claret Beraldi

    23 de abril de 2015 às 06:39

    Conhecido por muitos, praticado por poucos. Gostei do artigo.

  • Alex

    23 de abril de 2015 às 06:51

    Excelentes.

  • Roberto Alencar

    23 de abril de 2015 às 07:03

    Parabéna pelo artigo! A partir do momento que conseguimos nos conhecer, podemos buscar o melhor da cada atividade. No meu caso, tento realizar tarefas que demandam maior concentração nas primeiras horas da manhã, enquanto que as rotineiras ficam para a parte da tarde.

  • Nobre

    23 de abril de 2015 às 07:13

    Brilhante está dica!

  • Macrio Luiz.

    23 de abril de 2015 às 12:31

    APRENDI MAIS LENDO O TEXTO INTELIGENTE, AGRADEÇO A OPORTUNIDADE..

    EX ATLETA DO PÃO DE AÇUCAR

  • Gilvanda de matos

    23 de abril de 2015 às 12:44

    Gostei tem que por em prática!!!!

  • GLIFSON MAGALHÃES

    23 de abril de 2015 às 13:04

    Interessante como sabemos empiricamente muito, mas ao mesmo tempo não paramos para nos auto-analisar e a partir daí nos disciplinar para aplicar boas práticas!

  • Marcio Rotta Fernandez

    23 de abril de 2015 às 13:19

    Excelentes Conselhos!!! Praticar!!!

  • José Ailton Mota

    23 de abril de 2015 às 16:17

    Parabéns, Abílio Diniz sempre disponibilizando seus conhecimentos para aqueles que querem melhorar conhecimentos!

  • Ricardo Rodrigues da Conceição

    23 de abril de 2015 às 20:50

    Muito bom!

  • Douglas Castro

    24 de abril de 2015 às 11:52

    Muito obrigado. Normatizações são muito úteis, vou aplicar, e darei feed back.

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