Tags:           -  1 -   Comment

Guilherme Torrezani

Manter uma rede de contatos de trabalho é essencial para a vida profissional. Com as redes sociais, em especial o LinkedIn, isso se tornou ainda mais fácil – e importante – para quem quer crescer na profissão. Por isso, priorizar o networking é essencial para construir relacionamentos de negócios duradouros.

Para Ricardo Bellino, palestrante, empresário e autor de livros – dentre eles um best seller referência em universidades como Harvard, networking é mais do que uma simples agenda com telefones de pessoas importantes. “O verdadeiro network é muito mais uma confraria do que uma lista de contatos. Em uma confraria, as pessoas se aproximam umas das outras movidas pelo interesse saudável e natural de fazer amizades, de trocar experiências, de aprender com seus semelhantes”, explica.

No entanto, um erro fatal na construção dessa confraria é a busca pelos contatos estratégicos apenas quando se precisa deles, seja para uma indicação de emprego ou uma oferta de negócio. É necessário encarar o networking com profissionalismo, seriedade e uma dose de gentilezas, como simplesmente manter o contato e os debates mesmo quando a vida profissional está caminhando bem.

Com frequência, essas vantagens se resumem a uma só: conseguir ter acesso a pessoas que, por sua posição ou influência, poderão ajudá-lo de alguma forma a atingir os seus objetivos. “Ocorre que essa é uma visão muito limitada do que é uma rede de relacionamentos, pois transforma as relações humanas em uma mera questão de troca de favores”, afirma Bellino.

O empresário alerta ainda para a falta de esforço na construção de contatos duradouros, e não apenas momentâneos. “Isso pode funcionar, mas só até certo ponto. Como, nesse caso, não existem laços verdadeiros entre as pessoas, mas apenas interesses utilitários, assim que uma pessoa deixa de ser ‘útil’, ela é automaticamente descartada — e esse acaba sendo o destino de quem se preocupa apenas em fazer contatos momentâneos”, sublinha o Bellino.

1 Comentário
  • Cristina Oliva Filippini de Mello

    23 de setembro de 2016 às 19:36

    Muito bons os conteúdos, facil leitura e acabam fomentando o nosso conhecimento e experiencia, Fora que os videos gravado com as mensagens do Abilio Diniz, são de uma energia e funcionam para mim como combustivel, obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

footer logo

Conheça o outro lado do empresário de sucesso. Aqui ele compartilha dicas de empreendedorismo e vida em equilíbrio para você encontrar a sua felicidade.


BUSCAR NO SITE