• pt-br
  • en
  • fr

   Tags:             -   

Tenho certeza de que você já ouviu a máxima “diga-me com quem tu andas e te direi quem és”. E eu adianto: ela é verdadeira. Se você quer ser uma pessoa bem-sucedida, então eu proponho o desafio de observar a sua rede de contatos. Você se cerca de pessoas inspiradoras? Elas podem ajudá-lo a abrir portas? Como elas contribuem com seu crescimento? Tecer conexões, cooperar e socializar são práticas que estão em nosso cerne, uma vez que somos seres sociais por natureza. É possível aprender com as experiências de vida de todo e qualquer indivíduo, não importa quem seja, mas se o seu objetivo é crescer, destacar-se e conquistar prestígio, a chave é manter conexões construtivas, pois seu nível de sucesso está diretamente relacionado à pessoa mais expoente em seu círculo de amizades. Lembre-se disso.

Nenhum homem é uma ilha e ninguém alcança o sucesso sozinho. Então, procure estar inserido em times vencedores e construa pontes com indivíduos que ampliam seu pensamento e que sejam capazes de edificar, ensinar, promover seu desenvolvimento e, claro, ajudá-lo a construir uma rede de conexões cada vez melhor. Pense comigo: quando você ingressa na rede de relacionamentos de alguém, está ganhando acesso às ramificações dessa rede, mesmo que indiretamente, concorda? Por isso, um networking de qualidade é importante: permite que você alcance um número extraordinário de pessoas com as mais diferentes capacidades, habilidades e experiências. Muita gente acredita que o networking não passa de uma forma de conseguir uma recolocação no mercado de trabalho. Embora seja uma prática comum, essa conclusão é extremamente rasa, pois a partir de conexões construtivas podem surgir parcerias muito mais poderosas. A oportunidade de trocar informações, experiências e conhecimentos é de extrema relevância, pois quando você conhece outro profissional com expertise similar ou complementar à sua, ideias e insights impressionantes podem surgir e negócios promissores podem nascer. Por esse motivo, experimente conversar sobre sua área de atuação e procure conhecer a dos outros. Diálogos dessa natureza podem ser frutíferos também por outra razão: eles possibilitam que você descubra novos ramos de atividade e aprimore seus conhecimentos em outros campos. Essa expansão permite que você enxergue as adversidades por uma nova perspectiva e encontre alternativas para solucionar seus problemas.

Um networking poderoso pode ajudar você a abrir portas, mas seja razoável. Ninguém quer se cercar de pessoas que só aparecem quando precisam de ajuda. Então mantenha contato constante com suas conexões, esteja presente, mostre que você se importa e, sobretudo, demonstre interesse e reciprocidade – essas são as palavras-chave para uma rede sólida e de sucesso.

 Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do País, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedes-Benz, Deutsche Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil. Publicou os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

footer logo

Conheça o outro lado do empresário de sucesso. Aqui ele compartilha dicas de empreendedorismo e vida em equilíbrio para você encontrar a sua felicidade.


BUSCAR NO SITE